Revista de Sociologia : uma ferramenta para ensinar sociologia no ensino médio
Date
2020Author
Andrade, Carla Lamara de Sousa, 1990-
Metadata
Show full item recordSubject
Sociologia (Ensino médio)Sociologia - Estudo e ensino
Pratica de ensino
Metodos de ensino
Sociologia
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
Dissertação DigitalAbstract
Resumo: A sociologia, disciplina obrigatória para todas os anos do ensino médio nas escolas públicas do Estado do Paraná, ganhou grande relevância para a educação paranaense ao contribuir para a formação de jovens estudantes. Diante da prática docente, este trabalho propõe uma revista de sociologia que corresponde a um instrumento físico de ensino por meio do qual um campo do conhecimento se materializa, no caso, os conteúdos sociológicos ganharão espaço nesse produto de comunicação do jornalismo. Nesse sentido, por meio de uma intervenção pedagógica, esta pesquisa consiste em pensar a "revista de sociologia" como uma ferramenta de ensino que protagonize a produção do conhecimento pelos estudantes do ensino médio. Tomando como partida metodológica a aplicação dessa revista em uma escola da região de Curitiba e em duas turmas do 2º ano do ensino médio, a partir da observação detalhada dessas aplicações, pretendo desenvolver estudos de caso e relatos de experiência pelos discentes sobre os aspectos de ensino-aprendizagem dessa maneira de produção do conhecimento sociológico. Abstract: Sociology, a compulsory subject for all years of high school in public schools in the State of Paraná, has gained great relevance for education in Paraná by contributing to the training of young students. In view of the teaching practice, this work proposes a sociology journal that corresponds to a physical teaching instrument through which a field of knowledge materializes, in this case, the sociological contents will gain space in this journalism communication product. In this sense, through a pedagogical intervention, this research consists of thinking about the "sociology magazine" as a sociology teaching tool that leads the production of knowledge by high school students. Taking as a methodological starting point the application of this journal in a school in the region of Curitiba and in two classes of the 2nd year of high school, based on the detailed observation of these applications, I intend to develop case studies and experience reports by students on teaching aspects -learning this way of producing sociological knowledge.
Collections
- Dissertações [18]
Related items
Showing items related by title, author, creator and subject.
-
Sociologia no ensino médio : o LARP como ferramenta pedagógica na aprendizagem de perspectivas clássicas sobre trabalho
Souza, Camila Mariane de, 1991- (2020)Resumo: Após 10 (dez) anos da obrigatoriedade do ensino de Sociologia na Educação Básica, um contexto social e político adverso e com retrocessos estruturais, entendemos a pertinência em desenvolver pesquisas sobre práticas ... -
Uma sociologia da experiência de ensino de sociologia : reflexões, práticas e histórias de vida
Lima, Alexandre Jeronimo Correia, 1986- (2018)Resumo: Esta tese discute ensino de Sociologia na Educação Básica no Brasil contemporâneo e é composta por dois níveis de análise: a) a compreensão dos fundamentos e efeitos de algumas políticas curriculares e institucionais ... -
A construção de um saber que se dá em interação : uma análise de representações sociais da sociologia escolar
Soldan, Tabata Larissa (2015)Resumo: Este texto se insere nas reflexões acerca da disciplina escolar de sociologia. Partindo de trabalhos como de Mário Bispo dos Santos (2002) e Erlando Rêses (2004), que no início dos anos 2000 analisaram, respectivamente, ...