A magnífica tensão do espírito em Nietzsche
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Date
2021Author
Alves, Thaise Dias, 1987-
Metadata
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Nietzsche, Friedrich Wilhelm, 1844-1900 - Crítica e interpretaçãoMoral (filosofia)
Valores
Ciência política
Filosofia
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Tese DigitalAbstract
Resumo: A tarefa do presente trabalho consiste em empreender um estudo exegético sobre o corpus nietzschiano, apresentando o termo tensão e suas inflexões conceituais como parte importante de uma hierarquia (Rangordnung) de valores e metas. Argumenta-se que as economias tensionais de poder seriam particularmente efetivas para a coordenação, reorganização e produção de valores e metas eminentes em Nietzsche. Entre os escritos do filósofo, a Spannung opera, no mínimo, em duplo sentido: por um lado, como instrumento de crítica à cultura, à moral e à metafísica, e por outro, como ruptura aos limites impostos pelo dogmatismo moderno e sua aceitabilidade moral, ao proporcionar experimentos e novos pensamentos reconsiderando polos aparentemente opostos. Em outras palavras, é pelo fato de não aceitar a divisão metafísica de mundo ou procurar a essência universal e o substrato de ser, que Nietzsche repensa os processos constantes, efetivos e relacionais a partir de conflitos (Wettkampfe) internos e externos ao homem. De forma conceitual, nesta tese analisa-se i) o diálogo da Spannung com o termo grego ag?n no primeiro período, observando ii) como o termo oscila e gera determinados efeitos em distintas economias vitais ao longo do segundo período, iii) além de compreender a natureza da ideia de tensão para a noção de espírito ou do "eu" que, na visão nietzschiana, deixa de ser um substrato e torna-se o resultado de uma complexa organização tensional. Partindo de tal panorama, é possível perceber que a tensão atravessa o plano crítico conceitual epistemológico, hermenêutico, cultural e político de Nietzsche, merecendo, assim, uma análise que reúna e discuta o termo de forma filosófica. Abstract: The task of the present work consists of undertaking an exegetical study of the Nietzschean corpus, presenting the term tension and its conceptual inflections as an important part of a hierarchy (Rangordnung) of values and goals. It is argued that tension economies of power would be particularly effective for the coordination, reorganization and production of values and eminent goals in Nietzsche. Among the philosopher's writings, Spannung operates, at least, in a double sense: on the one hand, as an instrument of criticism of culture, morals and metaphysics, and on the other, as a breach of the limits imposed by modern dogmatism and its moral acceptability, by providing experiments and new thoughts and reconsidering apparently opposite poles. In other words, it is because Nietzsche does not accept the metaphysical division of the world or seeks the universal essence and the substratum of being that he rethinks constant, effective and relational processes based on conflicts (Wettkampfe) internal and external to man, and also, the effects of the "magnificent tension of the spirit", a metaphor that will appear in 1886, in Jenseits von Gut und Böse. Conceptually, this thesis analyzes i) Spannung's dialogue with the Greek term ag?n in the first period, observing ii) how the term oscillates and generates certain effects in different vital economies throughout the second period, iii) in addition to understanding the nature of the idea of tension for the notion of spirit or of the "I" which, in the Nietzschean view, ceases to be a substrate and becomes the result of a complex tension organization in its last phase. Starting from this panorama, it is possible to perceive that the tension crosses Nietzsche's epistemological, hermeneutic, cultural and political critical conceptual plane, thus deserving an analysis that brings together and discusses the term in a philosophical way.
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- Teses [42]