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dc.contributor.authorSilveira, Lucas Fagundes, 1994-pt_BR
dc.contributor.otherTureck, Luciane Viater, 1984-pt_BR
dc.contributor.otherPalcha, Leandro Siqueira, 1984-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Genéticapt_BR
dc.date.accessioned2021-09-09T22:06:08Z
dc.date.available2021-09-09T22:06:08Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/71905
dc.descriptionOrientadora: Profª. Luciane Viater Tureckpt_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof. Leandro Siqueira Palchapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Genética. Defesa : Curitiba, 25/03/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 42-46pt_BR
dc.description.abstractResumo: As metodologias ativas de ensino vêm se mostrando eficazes em cursos superiores, principalmente na área da saúde e administração, pois simulam as tarefas que o aluno irá executar depois de formado. O objetivo desta pesquisa foi avaliar se a inserção de elementos de educação ativa mesclados à aulas expositivas tradicionais aumentaria a motivação dos alunos de zootecnia a aprender genética e evolução, melhorando os elevados níveis de reprovação e desistência que o curso vem apresentando ao longo dos anos. O trabalho relata a aplicação de metodologias ativas de ensino na disciplina de Genética básica e Evolução em duas turmas do curso de graduação de Zootecnia na Universidade Federal do Paraná, uma presencial e outra de forma remota, durante o período de isolamento, devido à pandemia da SARS-CoV-2. Entre as atividades propostas estão a produção de material didático, resolução de problemas contextualizados à rotina do zootecnista, jogos e demais práticas com elementos ativos de ensino. Por meio da análise de questionários e das mudanças na taxa de reprovação e desistência, atrelada ao relato dos professores e alunos e um diário de bordo, foi possível verificar aumento da motivação dos alunos, maior entendimento da conexão entre os conteúdos e a profissão de zootecnista e um aumento significativo na taxa de aprovação dos alunos. Palavras-chave: Genética, Aprendizagem ativa, Ensino, Educação, Zootecnia.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The active learning methodologies have been showing great results in university courses, mainly healthy and business related, because it emulates the tasks which the students will do once they are formed. The main objective of this research was to verify if the active learning elements together with classic expositive classes causes an enhancement in the motivation of the zootechnics students in learning genetics and evolution, decreasing the high rates of failing and quitting observed in the course in the latest years. This work reports the active learning methods application in two groups of zootechnics students considering Basic Genetics and Evolution courses at Federal University of Paraná, one in-person and other by distance, due the SARS-CoV-2 pandemy. Among the activities applied there are: didactic materials production, problem-based learning, zootechnics contextualized examples, games and other types of active learning practices. The analysis of questionnaires and the approval rates linked with reports of teachers and students and an appointment book, verified an enhancement in motivation of students, higher understanding between the course's content and about their future profession as zootechnists as well as a significant improvement in the approval rate. Key-words: Genetics, Active Learning, Learning, Education, Zootechnics.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (99 p.) : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectZootecniapt_BR
dc.subjectGenéticapt_BR
dc.titleEnsino de genética no curso de zootecnia : pertinência e os impactos do uso de elementos das metodologias ativaspt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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