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dc.contributor.advisorScarpin, Cassius Tadeu, 1980-pt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Jailson Domingos de, 1987-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenhariapt_BR
dc.date.accessioned2021-12-13T16:45:09Z
dc.date.available2021-12-13T16:45:09Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/71892
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Cassius Tadeu Scarpinpt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia. Defesa : Curitiba, 07/06/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 129-138pt_BR
dc.description.abstractResumo: Problemas de Agendamento de Serviços Multiperíodo (PASM) são uma classe de problemas que surgem como componentes de aplicações, como por exemplo o agendamento de entregas, agendamento de manutenção e serviços de instalação e manutenção de equipamentos de telecomunicação. Nessa classe de problemas, um conjunto de clientes possui um número finito de demandas periódicas a serem atendidos dentro de um horizonte de planejamento. O objetivo é determinar para cada cliente uma agenda ótima de atendimento. Deve-se garantir que todas as demandas dos clientes sejam satisfeitas e o número total de operadores utilizados ao longo do horizonte de tempo seja mínimo. Nesse trabalho são propostas novas formulações que generalizam os PASM já descritos na literatura, inserindo nos modelos restrições baseadas em aplicações reais e complexas. Essas novas formulações foram denominadas Problemas de Agendamento de Múltiplos Serviços Multiperíodo (PAMSM). Aplicações para o PAMSM surgem no contexto de empresas prestadoras de serviços, em problemas de agendamento de múltiplas consultas em hospitais, agendamento de vários processadores, agendamento de serviços de atendimento social, entre outras. O agendamento de vários serviços é mais complexo em comparação ao agendamento de um único serviço, uma vez que a resolução de um PAMSM equivale a resolução de múltiplos PASM. Resolver de forma exata problemas que envolvam restrições operacionais que limitam a capacidade de atendimento, como os descritos, é uma tarefa complexa e difícil. Em virtude dessa dificuldade na obtenção de soluções, para os modelos PAMSM, foram propostos métodos heurísticos. Especificamente abordou-se as heurísticas relax-and-fix e fix-andoptimize. Ambas as heurísticas são métodos de decomposição do problema em subproblemas menores e mais fáceis de serem resolvidos com os mesmos recursos computacionais iniciais. Os resultados alcançados a partir de testes computacionais mostraram-se competitivos quando comparados com resultados obtidos com o uso de software comercial, conseguindo superar o solver em alguns conjuntos de instâncias. Pode-se concluir que o problema e os modelos matemáticos de Programação Linear Inteira e a abordagem de solução propostas contribuíram na evolução da pesquisa relacionada a Problemas de Agendamento de Serviços. Palavras-chave: Agendamento. Problemas Multiperíodo. Problemas Multiserviço. Heurística. Relax-and-Fix. Fix-and-Optimize.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Multi-Period Service Scheduling Problems (MPSSP) are a class of problems that arise as components of applications, such as delivery scheduling, maintenance scheduling, telecom equipment installation, and maintenance services. In this class of problems, a set of customers has a finite number of periodic demands to be satisfied within a planning horizon. The objective is to determine for each customer an optimal service schedule. It must be ensured that all customer demands are met and the total number of operators used over the time horizon is minimal. In this paper, new formulations are proposed that generalize the MPSSP, already described in the literature, inserting constraints based on real and complex applications into the models. These new formulations have been called Multi-Period Multi-Service Scheduling Problems (MPMSSP). Applications for MPMSSP arise in the context of service provider companies, in problems of scheduling multiple hospital appointments, scheduling multiple processors, scheduling social care services, inter alia. Scheduling multiple services is more complex compared to scheduling a single service, since resolving one MPMSSP is equivalent to resolving multiple MPSSP. Accurately solving problems involving operational constraints that limit service capacity, such as those described, is a complex and difficult task. Due to the difficulty in obtaining solutions, for MPMSSP models, the relax-and-fix and fix-and-optimize heuristic methods have been addressed. Both heuristics are methods of decomposing the problem into smaller subproblems that are easier to solve with the same initial computational resources. The results achieved with the computational tests are competitive when compared to results obtained using a commercial solver, outperforming the solver in some sets of instances. It is concluded that the proposed Integer Linear Programming problem and mathematical models and the solution approach have contributed to the evolution of research related to Service Scheduling Problems. Key-words: Scheduling. Multi-Period Problems. Multi-Service Problems. Heuristics. Relax-and-Fix. Fix-and-Optimize.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (138 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectHeuristicapt_BR
dc.subjectPrestação de serviçospt_BR
dc.subjectAnálise Numéricapt_BR
dc.titleProblemas de agendamento de serviços multiperíodo : novos modelos e abordagens heurísticas relax-and-fix e fix-andoptimizept_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


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