• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 31001017169P2 Programa em Pós-Graduação em Química em Rede Nacional
    • Dissertações
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 31001017169P2 Programa em Pós-Graduação em Química em Rede Nacional
    • Dissertações
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Rotações por estações de aprendizagens como constituinte de uma sequência didática para o ensino de eletroquímica

    Thumbnail
    View/Open
    R - D - FABIO ANDRE TEIXEIRA DE CASTRO.pdf (3.069Mb)
    Date
    2021
    Author
    Castro, Fabio André Teixeira de, 1975-
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Química - Estudo e ensino
    Eletroquimica
    Ensino - Metodologia
    Química
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Dissertação Digital
    Abstract
    Resumo: A pesquisa partiu do pressuposto que um dos papeis do professor consiste em buscar novas ferramentas pedagógicas para auxiliar seu trabalho em sala de aula e despertar nos estudantes autonomia suficiente para protagonizar sua aprendizagem, relacionar os conteúdos escolares com o seu cotidiano e possibilitar uma aprendizagem que de fato seja significativa. Neste sentido, o trabalho tem como objetivo apresentar uma sequência didática diferenciada, apoiada no Ensino Híbrido e na Sala de Aula Invertida, sendo utilizada como metodologia a Rotações por Estações de Aprendizagem, como ferramenta facilitadora da aprendizagem dos conceitos de Eletroquímica. Realizada em uma turma da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Iedo Nespolo em Piraquara-PR, durante seis semanas de duas horas semanais no 4º Bimestre do ano letivo de 2019 a pesquisa contou com a participação voluntária de 20 estudantes. Durante a aplicação da pesquisa, mesmo com todas as dificuldades encontradas, foi percebido que a metodologia foi bem aceita, principalmente no que se refere à aprendizagem em relação ao conteúdo. Durante as fases da sequência didática, principalmente após as rotações por estações de aprendizagem, percebeu-se um aumento gradual dos conhecimentos dos estudantes evidenciados através de escritas, resoluções de problemas e leituras em relação à Eletroquímica. Esses dados, juntamente com os questionários respondidos pelos estudantes, bem como os comentários positivos sobre o trabalho, credibilizam que a metodologia influenciou positivamente na melhor assimilação e organização dos conceitos de Eletroquímica. Os dados obtidos evidenciam uma grande possibilidade de sucesso na utilização dessa metodologia, sendo possível estender a outros conteúdos e também a outras disciplinas. Palavras-chave: Rotações por Estações de Aprendizagem. Eletroquímica. Ensino híbrido. Sala de aula invertida. Sequência didática.
     
    Abstract: The present research was based on the premise that one of a teacher's roles is seeking new pedagogical tools to assist their work in the classroom and awaken sufficient autonomy in students to lead their learning, relate school contents with their daily lives and enable learning that is meaningful. In this sense, this work aims to present a differentiated teaching sequence, supported by Hybrid Teaching and Flipped Classroom, being used a station-rotation methodology as a facilitating tool for learning the concepts of Electrochemistry. Held in a class of the 3rd grade of High School of the school Iedo Nespolo in Piraquara - PR, for six weeks of two hours a week in the 4th Bimester of the 2019 school year, the research had the voluntary participation of 20 students. During the application, even with all the difficulties encountered, especially with regards to learning in relation to content, it was noticed that the methodology was well received. During the phases of the didactic sequence, especially after rotations by learning stations, there was a gradual increase in students' knowledge, evidenced through writings, problem resolutions and readings in relation to the Electrochemistry. This data, along with the questionnaires answered by students, as well as the positive comments on the work, indicate that the methodology positively influenced the better assimilation and organization of the concepts of Electrochemistry. The data obtained shows a great possibility of success in the use of this methodology, it is possible to extend it to other subjects as well as other disciplines. Keywords: Station-rotation model. Electrochemistry. Hybrid Teaching. Flipped classroom. Teaching sequence.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/71868
    Collections
    • Dissertações [24]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV