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dc.contributor.advisorBrandão, Bernardo Guadalupe dos Santos Lins, 1981-pt_BR
dc.contributor.authorPereira, Khae Lhucas Ferreira, 1991-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.date.accessioned2021-09-09T22:32:22Z
dc.date.available2021-09-09T22:32:22Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/71818
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Bernardo Lins Brandãopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Defesa : Curitiba, 10/03/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 112-116pt_BR
dc.description.abstractResumo: Nosso trabalho tem por objetivo apresentar o problema do mal, entendido como não-ser, e as implicações que essa teoria determinou ao conceito de liberdade na obra De Libero Arbitrio de Santo Agostinho. Tomamos as referências do Maniqueísmo e do Neoplatonismo para apresentar as noções que o filósofo rejeitou e as que assimilou neste diálogo, bem como apontamos sua síntese de Deus como o Sumo Bem, verdade inteligível e objeto exclusivo da preferência humana. Acerca da vontade livre, exibimos que é ontologicamente boa, mas está debilitada pela queda, cuja sequela diminuiu o poder de realização das escolhas boas. Com isso, distinguimos que a faculdade de querer o bem é irremovível e corresponde ao livre-arbítrio, enquanto realizar o bem que se quer, diz respeito à liberdade. Para Santo Agostinho a liberdade plena consiste na submissão espontânea à Verdade, identificada como o Ser Supremo, a realidade objetiva onde a alma racional encontra sua felicidade segura.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Our work aims to present the problem of evil, understood as non-being, and what this theory implied to the concept of freedom in the work De Libero Arbitrio de Saint Augustine. We take the references of Manichaeism and Neoplatonism to present the notions that the philosopher rejected and assimilated in this dialogue, and we point out his synthesis of God as the Well Supreme, intelligible truth and exclusive object of human preference. Regarding the free will, we show that it is ontologically good, but it is weakened by the fall, whose sequel has reduced the power to accomplish your good choices. With this, we make the distinction that the faculty of wanting the good is irremovable and corresponds to free will, while doing the good you wish, concerns freedom. For Saint Augustine, complete freedom consists of spontaneous submission to the Truth, identified as the Supreme Being, the objective reality where the rational soul finds its secure happiness.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (116 p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAgostinho, Santo, Bispo de Hipona, 354-430pt_BR
dc.subjectLivre arbitrio e determinismopt_BR
dc.subjectMal na literaturapt_BR
dc.subjectVontade na literaturapt_BR
dc.subjectLiberdade - Filosofiapt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.titleO problema do mal e o conceito de liberdade na obra de Libero Arbitrio de Santo Agostinhopt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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