A relação família e escola no campo acadêmico da política educacional no Brasil e em Portugal : percursos e tendências
Visualizar/ Abrir
Data
2021Autor
Luiz, Fernanda Post de Carvalho, 1985-
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: A presente dissertação está inserida na Linha de Políticas Educacionais do Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná e teve como objetivo construir e analisar o estado do conhecimento do tema da relação família e escola na circunscrição do campo acadêmico da Política Educacional no Brasil e em Portugal. Para tanto, foi utilizado referencial teórico da Sociologia da Educação (SÁ, 2004; LIMA, 1997, 2001, 2014; LAHIRE, 1997; SILVA, 2001, 2003, 2010), da constituição do campo acadêmico da política educacional (STREMEL, 2016, 2018; MAINARDES, 2016, 2018; TELLO, 2016) e da teoria de campo, habitus e capital de Pierre Bourdieu (1989). Por meio da análise de um conjunto de 78 teses e dissertações produzidas pelos agentes do campo, pôde-se observar as diferentes nuances que o objeto apresenta, possibilitando visualizar os percursos e as tendências que os pesquisadores produzem e reproduzem ao longo de suas investigações. Os aportes teóricos utilizados nas pesquisas, bem como as abordagens e os instrumentos de produção de dados priorizados delineiam as escolhas desses pesquisadores. Os resultados levantados apontam para intersecções necessárias entre os campos da Política Educacional, da Administração Escolar, do Direito, da Psicologia e, em especial, da Sociologia da Educação, além de demonstrar a necessidade da continuidade das investigações acerca do tema relação família e escola e da sua consolidação enquanto objeto de pesquisa no interior do campo acadêmico da política educacional. Abstract: This dissertation is part of the Educational Policies Line of the Graduate Program in Education at the Federal University of Paraná and aimed to build and analyze the state of knowledge of the theme of the relationship between family and school in the academic field of Educational Policy in Brazil and Portugal. For that, the theoretical framework of Sociology of Education was used (SÁ, 2004; LIMA, 1997, 2001, 2014; LAHIRE, 1997; SILVA, 2001, 2003, 2010), from the constitution of the academic field of educational policy (STREMEL, 2016, 2018; MAINARDES, 2016, 2018; TELLO, 2016), and the theory of field, habitus and capital of Pierre Bourdieu (1989). Through the analysis of a set of 78 theses and dissertations produced by the agents of the field, it was possible to observe the different nuances that the object presents, making it possible to visualize the paths and trends that researchers produce and reproduce throughout their investigations. The theoretical contributions used in the research, as well as the prioritized data production approaches and instruments outline the choices of these researchers. The results raised point to necessary intersections between the fields of Educational Policy, School Administration, Law, Psychology and, in particular, Sociology of Education, in addition to demonstrating the need for further research on the theme of family and school relations and its consolidation as an object of research within the academic field of educational policy.
Collections
- Dissertações [891]