Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRoglio, Karina de Dea, 1968-pt_BR
dc.contributor.authorSilva, André Furtini, 1988-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.date.accessioned2021-09-10T16:53:55Z
dc.date.available2021-09-10T16:53:55Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/71805
dc.descriptionOrientadora: Prof. Dra. Karina de Déa Rógliopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa : Curitiba, 03/03/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 96-106pt_BR
dc.description.abstractResumo: O desenvolvimento de competências empreendedoras apresenta-se como uma alternativa para o profissional destacar-se no mercado de trabalho competitivo e exigente. Cada vez mais é exigido uma vasta gama de conhecimentos, habilidades para desempenhar as funções e atitudes para fazer as coisas acontecerem. Ou seja, um conjunto de competências que o indivíduo precisa dispor para diferenciar-se. Neste sentido, essa dissertação tem por objetivo identificar as competências empreendedoras desenvolvidas nos programas de formação de empreendedores sob a ótica dos seus egressos. O embasamento teórico foi construído levando em consideração o conteúdo a ser ensinado - empreendedorismo e suas diferentes vertentes, a formação empreendedora - ensino de, para e por meio do empreendedorismo, e os objetivos da aprendizagem - desenvolvimento dos conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA). Para tanto, adotou-se como estratégia de pesquisa o estudo de caso e como técnica de coleta de dados utilizou-se a entrevista semiestruturada e a consulta documental dos materiais de apoio da capacitação. A investigação do fenômeno mostrou que o ensino empreendedor, adotando a abordagem baseada em projetos, é uma opção para aprender-fazendo e, consequentemente, pode propiciar o desenvolvimento das competências empreendedoras ao desafiar os estudantes a solucionar os problemas no decorrer do programa. Além disso, pode-se perceber que novas competências foram desenvolvidas, além daquelas propostas para a capacitação, exaltando novos ganhos com a adoção do método empregado. Como propostas de trabalhos futuros, almeja-se realizar a pesquisa da mesma capacitação em diferentes localidades, visando verificar/comparar se existem diferenças nas competências desenvolvidas ou até mesmo a influência do contexto (econômico, social, político, tecnológico). Ademais, pretende-se investigar outras modalidades de formação empreendedora, possibilitando a identificação de novas metodologias, a comparação da efetividade da aplicação e os impactos na vida dos seus egressos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The development of entrepreneurial skills is presented as an alternative for the professional to stand out in the competitive and demanding job market. Increasingly, a wide range of knowledge, skills to perform functions and attitudes to make things happen are required. That is, a set of skills that the individual needs to have in order to differentiate himself. In this sense, this dissertation aims to identify the entrepreneurial skills developed in the entrepreneur training programs from the perspective of its graduates. The theoretical basis was built taking into account the content to be taught - entrepreneurship and its different aspects, entrepreneurial training - teaching of, for and through entrepreneurship, and learning objectives - development of knowledge, skills and attitudes (CHA) . To this end, the case study was adopted as a research strategy and as a data collection technique, semi-structured interviews and documentary consultation of training support materials were used. The investigation of the phenomenon showed that entrepreneurial teaching, adopting the project-based approach, is an option for learning-by-doing and, consequently, can promote the development of entrepreneurial skills by challenging students to solve problems during the program. Even so, it can be seen that new skills were developed, in addition to those proposed for training, extolling new gains with the adoption of the method employed. As proposals for future work, the aim is to conduct research on the same training in different locations, aiming to check / compare if there are differences in the skills developed or even the influence of the context (economic, social, political, technological). Even so, it is intended to investigate other types of entrepreneurial training, enabling the identification of new methodologies, comparing the effectiveness of the application and the impacts on the lives of its graduates.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (110 p.) : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectDesempenhopt_BR
dc.subjectCapacidade executivapt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.titleCompetências empreendedoras : estudo de caso em uma instituição de formação de empreendedorespt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples