Cultura e web design : desenvolvimento de questionário a partir de parâmetros culturais para a avaliação de websites junto ao usuário
Visualizar/ Abrir
Data
2020Autor
Costa, Marília Almeida Magalhães Ferreira da, 1993-
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: Cross-cultural design consiste em projetar para diferentes culturas, garantindo a qualidade de interação do usuário através de barreiras culturais. Ao adaptar um website para outra cultura, não é suficiente apenas traduzir o idioma; toda a estratégia de comunicação do website deve ser adaptada. Hoje, um dos maiores desafios na área de IHC é o desenvolvimento de sistem as que atendam às necessidades e expectativas de usuários com diferentes repertórios culturais. Dentro desse processo está a avaliação desses sistemas. É comum, no projeto de websites cross-cultural, avaliar os websites através de testes de usabilidade. No entanto, esses testes não avaliam os aspectos culturais da interface, e sim a sua eficácia e eficiência com o um todo. Dessa forma, a presente pesquisa tem com o objetivo propor um procedim ento que possibilite avaliar aspectos culturais de interface com o público-alvo. O objeto proposto, assim, é um questionário, construído com base em parâm etros culturais retirados da literatura. Esta pesquisa é classificada com o de natureza aplicada, objetivos exploratório e descritivo e abordagem qualitativa. Ela é dividida em cinco fases: pesquisa bibliográfica, análise de similares, desenvolvimento do questionário, avaliação do questionário com os usuários e revisão do questionário com base nos resultados obtidos nos testes. A intenção é auxiliar designers e desenvolvedores no projeto e avaliação de websites adaptados para diferentes culturas, contribuindo em um contexto econôm ico e social. Palavras-chave: cross-cultural web design. aspectos culturais. com ponentes de interface. Abstract: Cross-cultural design is designing for different cultures, ensuring the quality o f the user interaction through cultural barriers. When adapting a website to another culture, it is not enough just to translate its language; the website's entire com m unication strategy should be adapted. Today, one o f the biggest challenges in HCI is the developm ent o f system s that meet the needs and expectations o f users with different cultural backgrounds. Within this process is the evaluation o f these systems. It is usual in the design o f cross-cultural websites to evaluate them through usabilitytests. However, the se te sts are not concerned with the interface's cultural aspects, but with its overall effectiveness and efficiency. Thus, this research aims to propose a procedure that allows evaluating the interface's cultural aspects with its target audience. The proposed object is a questionnaire, built on cultural parameters taken from the literature. This research is classified as being of applied nature, exploratory and descriptive purposes and qualitative approach. It is divided in five phases: bibliographic research, comparative analysis, development of the questionnaire, user testing and the review of the questionnaire based on the test's results. The intention is to help designers and developers to create and evaluate websites adapted to different cultures, contributing in an econom ic and social context. Key-words: cross-cultural web design. cultural aspects. interface components.
Collections
- Dissertações [104]