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dc.contributor.authorOliveira, Douglas, 1987-pt_BR
dc.contributor.otherPan, Miriam, 1958-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.date.accessioned2021-08-06T18:23:43Z
dc.date.available2021-08-06T18:23:43Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/71617
dc.descriptionOrientadora: Profa Dr.a Miriam Aparecida Graciano de Souza Panpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Defesa : Curitiba, 27/01/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 102-109pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho considera a realidade contemporânea dos movimentos migratórios humanos como uma realidade global e inescapável, colocando em diálogo os discursos da Universidade Federal do Paraná, enquanto instituição, e o dos próprios migrantes e refugiados. Em ambos os casos se explora a perspectiva da comunicação como produtora de subjetividade sobre o que é ser estrangeiro dentro da comunidade acadêmica. O objetivo é examinar dialogicamente as relações de vozes entre o discurso oficial midiático da universidade e o dos próprios alunos migrantes. Partimos de uma reflexão sobre a atualidade dos deslocamentos humanos, incluindo debate sobre a globalização do mundo, e abordamos a realidade brasileira e seu discurso anti-imigração. A partir dessa realidade, destacamos o trabalho da UFPR e da Cátedra Sérgio Vieira de Mello no atendimento à comunidade migrante e refugiada e as diversas iniciativas que compõem o trabalho da universidade junto a este público. Como referencial teórico, utilizamos a obra do filósofo russo Mikhail Bakhtin, reconhecendo e expandindo suas contribuições para a psicologia, além de autores que compunham o círculo de intelectuais do seu entorno e outros que sofreram sua influência. Apresentamos sua base teórica a partir de conceitos como enunciado, dialogismo, cronotopo e exotopia para discutir as noções de heterodiscursividade, subjetividade, cultura e ideologia. Os dados da pesquisa foram produzidos primeiramente a partir do registro das publicações do site oficial da UFPR e de seu perfil no Facebook, registrando-se todas as publicações realizadas entre 1 de junho de 2018 e 31 de maio de 2019 relativas ao tema das migrações; e, em segundo lugar, através de rodas de conversas realizadas com dez alunos do Programa Português Brasileiro para Migração Humanitária. Os achados ressaltam a dificuldade de compreensão do jargão universitário por parte dos alunos migrantes e refugiados e sua desconexão em relação à comunicação universitária, além de vivências de preconceito e dilemas cotidianos pouco abordados pela mídia oficial. Os resultados demonstram um descompasso entre o que é afirmado pela universidade e o que é percebido pelos alunos a seu respeito, gerando tensões dialógicas. Dessa forma, lançamos luz sobre a necessidade de criação de novas formas de diálogo entre universidade, em especial suas mídias digitais, e estudantes migrantes e refugiados, compreendendo que este processo requer o envolvimento dos próprios alunos em uma construção coletiva em que as suas vozes sejam imprescindíveis para uma integração mais plena ao contexto acadêmico. Palavras-chave: mídia; imigração; subjetividade; educação superior; heterodiscurso.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This work considers the contemporary reality of human migratory movements as a global and inescapable reality, putting in dialogue the discourses of the Federal University of Paraná, as an institution, and that of the migrants and refugees themselves. In both cases, the perspective of communication is explored as a producer of subjectivity about what it means to be a foreigner within the academic community. The objective is to dialogically examine the relationship of voices between the university's official media discourse and that of the migrant students themselves. We started with a reflection on the current nature of human displacements, including a debate on globalization, and approached the Brazilian reality and its anti-immigration discourse. Based on this reality, we highlight the work of UFPR and the Sérgio Vieira de Mello Chair in serving the migrant and refugee community and the various initiatives that make up the university's work with this audience. As a theoretical framework, we use the work of the Russian philosopher Mikhail Bakhtin, recognizing and expanding his contributions to psychology, as well as authors who made up the circle of intellectuals around him and others who suffered his influence. We present his theoretical basis based on concepts such as utterance, dialogism, chronotope and exotopia to discuss the notions of heteroglossia, subjectivity, culture and ideology. The research data were produced primarily from the registration of publications on the official website of UFPR and its profile on Facebook, registering all publications made between June 1, 2018 and May 31, 2019 on the topic of migration; and, secondly, through conversations with ten students from the Brazilian Portuguese Program for Humanitarian Migration. The findings highlight the difficulty in understanding university jargon on the part of migrant and refugee students and their disconnection from university communication, in addition to experiences of prejudice and daily dilemmas little addressed by the official media. The results demonstrate a mismatch between what is stated by the university and what is perceived by students about it, generating dialogical tensions. In this way, we shed light on the need to create new forms of dialogue between the university, especially its digital media, and migrant and refugee students, understanding that this process requires the involvement of the students themselves in a collective construction in which their voices are essential for a fuller integration into the academic context. Keywords: media; immigration; subjectivity; University education; heteroglossiapt_BR
dc.format.extent1 arquivo (140 p.) : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEmigração e imigraçãopt_BR
dc.subjectRedes sociais on-linept_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectMigrantespt_BR
dc.subjectRefugiadospt_BR
dc.subjectEstudantes universitariospt_BR
dc.titleHeterodiscursividade e comunicação universitária : os sentidos de si nas vozes de estudantes migrantespt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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