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dc.contributor.advisorGonçalves, Luciana Schleder, 1976-pt_BR
dc.contributor.authorRocha, Rosangela Teresinha da Silva da, 1980-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagempt_BR
dc.date.accessioned2022-08-10T16:58:02Z
dc.date.available2022-08-10T16:58:02Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/71606
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Luciana Schleder Gonçalvespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Defesa : Curitiba, 30/11/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 87-99pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Prática Profissional de Enfermagempt_BR
dc.description.abstractResumo: Introdução: trata-se de estudo que faz parte da linha de pesquisa em Gerenciamento de Serviços de Saúde e Enfermagem e do projeto de extensão Saúde nas Mídias da Universidade Federal do Paraná. Aborda a elaboração de um manual em formato de podcast, com estratégias de comunicação para profissionais de saúde no uso das mídias sociais digitais. Desenvolvido a partir da compreensão da relevância da comunicação como instrumento laboral dos profissionais de saúde, com destaque para o enfermeiro e da necessidade de desenvolver e aprimorar a comunicação dialógica nos diferentes espaços sociais, em específico nas mídias sociais digitais. A pesquisa teve a seguinte questão norteadora: Como elaborar um manual com estratégias de comunicação para profissionais de saúde no uso das mídias sociais digitais com vistas à informação científica em saúde? Trajetória metodológica: O estudo contempla duas etapas. A primeira, revisão integrativa, cujos resultados subsidiaram o desenvolvimento do produto. A busca por artigos aconteceu em junho e julho de 2020, na base de dados Biblioteca Virtual em Saúde. Selecionaram-se artigos publicados nos últimos 5 anos, em inglês, espanhol e português. A segunda, de desenvolvimento dos podcasts conforme as etapas de produção, gravação, edição, publicação e distribuição. Resultados da etapa de pesquisa: Total de 199 artigos foram selecionados após leitura e análise dos títulos e resumos por três pesquisadores e pré-selecionados por ao menos 2. Assim, os 39 artigos restantes foram lidos integralmente, restando 10 artigos para análise. À análise, surgiram as categorias: estratégias para engajamento público, necessidade de mais estudos sobre comunicação em saúde nas mídias sociais digitais , planejamento e avaliação da comunicação em saúde nas mídias sociais digitais e preocupações com a divulgação de notícias falsas. Resultados da etapa de desenvolvimento do produto: Uma temporada de podcast abordando estratégias de comunicação voltadas para profissionais de saúde, principalmente enfermeiros, com 6 episódios, alternando 3 podcasts narrativos: Adaptação da linguagem científica para o público, superando a síndrome do impostor e elaborando roteiro de divulgação científica, plano de comunicação; e 3 videocasts com profissionais que atuam em comunicação, com o tema Falando com quem sabe. Os episódios foram gravados em estúdio isolado acusticamente. A edição foi realizada por profissional de sonorização usando os softwares Adobe Audition e Audition e Adobe Premiere. O material produzido foi publicado e divulgado semanalmente nas redes sociais do projeto: Instagram e Facebook (@saúde_nas_midias), Spotify, Google e Apple Podcasts Saúde nas Mídias e Youtube Saúde nas Mídias UFPR. A distribuição nas principais plataformas de streaming de podcasts foi feita pelo Anchor. Considerações finais: A principal contribuição deste estudo é a produção de uma temporada do podcast por profissional enfermeiro, e baseado em evidências científicas. A necessidade de promover o conhecimento em saúde por meio do uso eficiente das mídias sociais digitais é uma realidade e os profissionais de saúde interessados em divulgar ciência precisam ser competentes tanto em conhecimentos técnicocientíficos quanto no manejo das mídias sociais digitais colaborando ativamente na interface entre saúde e comunicação.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Introduction: This is a study that is part of the line of research in Healthcare Services Management and Nursing and extension project Health in Media of the Federal University of Paraná. It approaches the elaboration of a manual in podcast format, with communication strategies for healthcare professionals in the use of digital media. It developed from the perception of the relevance of communication as a work tool for healthcare professionals, with emphasis on Nurses, and the need to develop and improve dialogic communication in different social spaces, specifically in digital media. The research had the following guiding question: How to prepare a manual in podcast format with communication organization for health professionals in the use of digital media with a view to scientific health information? Methodological trajectory: The study contemplates two stages. The first, Integrative Review, the results of which have subsidised the development of the product. The search for articles took place in June and July 2020, in the Biblioteca Virtual em Saúde database. Articles published in the last 5 years in English, Spanish and Portuguese were selected. The second stage was the development of podcasts according to the stages of production, recording, editing, publication and distribution. Results of the research stage: A total of 199 articles were selected after the titles and abstracts were read and analysed by three researchers and pre-selected by at least 2. Thus, the remaining 39 articles were read in full, resulting in 10 articles for analysis. The categories that emerged from the analysis were: strategies for public engagement, the need for more studies on health communication in social media, planning and evaluation of health communication in social media, and concerns about the spread of false news. Results of the product development stage: A podcast season addressing communication strategies for health professionals, mainly nurses, with 6 episodes, alternating 3 narrative podcasts: Adaptation of scientific language to the public, overcoming the impostor syndrome and elaborating a scientific dissemination script, communication plan; and 3 interview podcasts with professionals working in communication, with the theme Talking to those who know. The episodes were recorded in an acoustically isolated studio with the help of the Blackmagic recorder. The editing was done by a sound professional using Adobe Audition and Adobe Premiere software. The material produced was published and released weekly on the social networks of the project: Instagram and Facebook @saúde_nas_midias, Spotify Saúde nas Mídias and Youtube Saúde nas Mídias UFPR. The distribution on the main podcast streaming platforms was done by Anchor. Final considerations: The mais contribution of this study is the production of an evidencebased podcast by a nurse. The need to promote health knowledge through the efficient use of digital media is a reality, and for this, healthcare professionals interested in disseminating science need to be competent in both their technicalscientific knowledge and in the management of digital social media by actively collaborating on the interface between health and communication.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação sanitáriapt_BR
dc.subjectMídia socialpt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.titleEstratégias de posicionamento para profissionais de saúde nas mídias : um manual em podcastpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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