A formação de educadores nas dimensões ontológica, epistemológica e metodológica : o caso da pós-graduação em educação transformadora
Date
2020Author
Oliveira, Luciano Marcelo Stern Diniz de, 1979-
Metadata
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Professores - FormaçãoEducação - Estudo e ensino
Sociologia educacional
Pos-graduação
Professores de ensino fundamental
Educação
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Dissertação DigitalAbstract
Resumo: Transformações profundas estão sendo impulsionadas de forma interligada por globalização, crises econômicas, revolução tecnológica, mudanças nas competências profissionais e crise socioambiental. Diante desse cenário, onde a velocidade das mudanças é acelerada exponencialmente, os sistemas educacionais sofrem para se adequar aos novos tempos. As necessidades do século XXI demandam educadores preparados para atuarem na concepção e na execução de programas alinhados a elas. Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar um curso de pós-graduação em Educação Transformadora nas dimensões ontológica, epistemológica e metodológica. Para isso, analisa os fundamentos teóricos desse curso, sua relação com a formação de professores no Brasil e os modelos educacionais que inspiram a sua proposta educativa. Também avalia a percepção dos participantes sobre as dimensões citadas. Trata-se de uma pesquisa exploratória, qualitativa e quantitativa, com predominância da qualitativa. A modalidade da investigação é de estudo de caso, tendo como foco a Pós-graduação em Educação Transformadora da Associação Gente de Bem, realizada com o apoio da Embaixada da Finlândia. A coleta de dados teve como fontes uma análise documental dos materiais do curso, das avaliações e dos diários de bordo dos participantes. Também foi aplicado o questionário "Impacto do Desenvolvimento Profissional do Educador" (MCCHESNEY, 2017) e realizado um grupo focal. As múltiplas fontes proporcionaram a triangulação dos dados, para uma análise mais confiável das informações. Uma revisão sistemática das formações docentes no Brasil foi efetuada, apontando deficiências significativas nelas. Ainda, foi realizada uma revisão integrativa sobre as formações docentes na Finlândia e uma terceira revisão a respeito da formação de professores Waldorf. A pós-graduação é organizada em quatro eixos interligados: eixo ontológico, de desenvolvimento humano do educador; eixo epistemológico, de fundamentos de educação transformadora transdisciplinar; eixo metodológico, de processos didáticos de ensino e aprendizagem; e o eixo voltado à elaboração do TCC. Os resultados indicaram que, na dimensão ontológica, os educadores são submetidos a elevados níveis de estresse em seus ambientes profissionais e que o curso contribuiu para seu desenvolvimento socioemocional. Na dimensão epistemológica, os participantes citam uma mudança de visão de mundo a partir das reflexões geradas pelas teorias estudadas. Na dimensão metodológica, os dados evidenciaram a interligação dos três eixos do curso e sua interdependência para uma atuação profissional diferenciada nas instituições educacionais. O curso em questão necessita superar o seu caráter filantrópico, no sentido de ser financeiramente viável. Concluise que, para uma educação de qualidade de crianças e adolescentes, é fundamental uma sólida preparação docente em todos as etapas dessa carreira; porém, mais importante do que qualquer formação docente é a visão de mundo implícita nela. Sugere-se que os sistemas educacionais busquem educar para a sustentabilidade, para o exercício pleno da cidadania, para as novas competências exigidas pelo mundo do trabalho, para lidar com problemas que nunca foram resolvidos e para o desenvolvimento integral do ser humano. Que a educação promova o desenvolvimento de pessoas livres, íntegras, socialmente competentes e moralmente responsáveis. Que amplie a harmonia consigo mesmo, com os outros, com o planeta e com o cosmos, que transcende nossa compreensão. Palavras-chave: Formação docente. Professor. Educação transformadora transdisciplinar. Educação básica. Abstract: Intense transformations are being driven in an interconnected way by globalization, economic crises, technological revolution, changes in professional skills and the socio-environmental crisis. Faced with this new scenario, where the speed of change is accelerated exponentially, educational systems suffer to adapt to the new times. The needs of the 21st century demand educators prepared to act in the conception and execution of programs aligned with these needs. This research aims to investigate a postgraduate course in transformative education in the ontological, epistemological and methodological dimensions. For that, it analyzes the theoretical foundations of this course, its relationship with the formation of teachers in Brazil and the educational models that inspire its educational proposal. It also investigates the participants' perception of the dimensions mentioned. This is an exploratory, qualitative and quantitative research, with a predominance of qualitative. The research modality is a case study, focusing on the Graduate Program in Transformative Education of the Associação Gente de Bem, carried out with the support of the Embassy of Finland. The data collection was based on a documentary analysis of the course materials, evaluations and participants' logbooks. The questionnaire "The impact of the educator's professional development" (MCCHESNEY, 2017) was also applied and a focus group was carried out. The multiple sources provided the triangulation of the data, for a more reliable analysis of the information. A systematic review of teacher training in Brazil was carried out, pointing out significant deficiencies in them. An integrative review on teacher training in Finland and a third review on teacher training in Waldorf were also carried out. Graduate studies are organized into four interconnected axes: the ontological axis, the educator's human development; epistemological axis, of fundamentals of transdisciplinary transformative education; methodological axis, didactic processes of teaching and learning and the axis aimed at preparing the final course work. The results indicated that, in the ontological dimension, educators are subjected to high levels of stress in their professional environments and that the course contributed to their socio-emotional development. In the epistemological dimension, participants cite a change in worldview based on the reflections generated by the theories studied. In the methodological dimension, the data showed the interconnection of the three axes of the course and their interdependence for a different professional performance in educational institutions. The course in question needs to overcome its philanthropic character, in the sense of being financially viable. It is concluded that for a quality education of children and adolescents, solid teacher preparation is essential in all stages of this career, however, more important than any teacher training, is the worldview that is implicit in it. It is suggested that educational systems seek to educate for sustainability, for the full exercise of citizenship, for the new skills required by the world of work, to deal with problems that have never been resolved and for the integral development of the human being. That education promotes the development of free, upright, socially competent and morally responsible people. May it expand the harmony with itself, with others, with the planet and with the cosmos, which transcends our understanding. Keywords: Teacher training. Teacher. Transdisciplinary transformative education. Basic education. Resumen: Las transformaciones profundas están siendo impulsadas de manera interconectada por la globalización, las crisis económicas, la revolución tecnológica, los cambios en las competencias profesionales y la crisis socioambiental. Ante este nuevo escenario, donde la velocidad del cambio se acelera exponencialmente, los sistemas educativos sufren para adaptarse a los nuevos tiempos. Las necesidades del siglo XXI demandan educadores preparados para actuar en la concepción y ejecución de programas alineados con estas necesidades. Esta investigación tiene como objetivo general investigar un posgrado en Educación Transformativa en las dimensiones ontológica, epistemológica y metodológica. Para ello, analiza los fundamentos teóricos de este curso, su relación con la formación de docentes en Brasil y los modelos educativos que inspiran su propuesta educativa. También investiga la percepción de los participantes sobre las dimensiones mencionadas. Se trata de una investigación exploratoria, cualitativa y cuantitativa, con predominio de la cualitativa. La modalidad de investigación es un estudio de caso, centrado en el Programa de Posgrado en Educación Transformativa de la Associação Gente de Bem, realizado con el apoyo de la Embajada de Finlandia. La recopilación de datos se basó en un análisis documental de los materiales del curso, las evaluaciones y los libros de registro de los participantes. También se aplicó el cuestionario "El impacto del desarrollo profesional del educador" (MCCHESNEY, 2017) y se realizó un grupo focal. Las múltiples fuentes proporcionaron la triangulación de los datos, para un análisis más confiable de la información. Se realizó una revisión sistemática de la formación docente en Brasil, señalando importantes deficiencias en las mismas. También se llevó a cabo una revisión integradora sobre la formación del profesorado en Finlandia y una tercera revisión sobre la formación del profesorado en Waldorf. Los estudios de posgrado se organizan en cuatro ejes interconectados: el eje ontológico, el desarrollo humano del educador; eje epistemológico, de fundamentos de la educación transformadora transdisciplinar; eje metodológico, procesos didácticos de enseñanza y aprendizaje y el eje orientado a la elaboración del trabajo de conclusión. Los resultados indicaron que, en la dimensión ontológica, los educadores están sometidos a altos niveles de estrés en sus entornos profesionales y que el curso contribuyó a su desarrollo socioemocional. En la dimensión epistemológica, los participantes citan un cambio de cosmovisión a partir de las reflexiones generadas por las teorías estudiadas. En la dimensión metodológica, los datos mostraron la interconexión de los tres ejes del curso y su interdependencia para un desempeño profesional diferente en las instituciones educativas. El curso en cuestión necesita superar su carácter filantrópico, en el sentido de ser económicamente viable. Se concluye que para una educación de calidad de los niños, niñas y adolescentes es fundamental una sólida preparación docente en todas las etapas de esta carrera, sin embargo, más importante que cualquier formación docente, es la cosmovisión que está implícita en ella. Se sugiere que los sistemas educativos busquen educar para la sostenibilidad, para el ejercicio pleno de la ciudadanía, para las nuevas competencias que requiere el mundo del trabajo, para enfrentar problemas que nunca han sido resueltos y para el desarrollo integral del ser humano. Que la educación promueva el desarrollo de personas libres, rectas, socialmente competentes y moralmente responsables. Que expanda la armonía consigo misma, con los demás, con el planeta y con el cosmos, que trasciende nuestro entendimiento. Palabras clave: Formación docente. Profesor. Educación transformadora transdisciplinaria. Educación básica.
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