Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSousa, Cristiane Marques de, 1986-pt_BR
dc.contributor.otherGonçalves, Michelle Bocchi, 1980-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2021-08-05T13:03:04Z
dc.date.available2021-08-05T13:03:04Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/71570
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Michelle Bocchi Gonçalvespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 12/03/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 141-144pt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa, vinculada ao grupo de pesquisa ELiTe (UFPR/CNPq) - Laboratório de Estudos em Educação Performativa, Linguagem e Teatralidades tem como objetivo geral compreender, a partir do que dizem os estudantes de 4º ano, os sentidos de suas experiências na escola integral de tempo ampliado, vivenciadas em/com seus corpos, desvelando as potencialidades e fragilidades deste cotidiano escolar. Para tanto, os objetivos específicos buscaram investigar o conceito de Educação Performativa como aporte teórico e metodológico de análise numa perspectiva de pesquisa etnográfica, refletir sobre a conjuntura do corpo e suas interações na escola integral de tempo ampliado, bem como propor a produção de materialidades com os estudantes, evidenciando as performances do cotidiano e fomentando uma análise crítica das vivências e rituais nesse contexto escolar. O aporte teórico-metodológico da pesquisa está fundamentado na Educação Performativa, dialogando com autores contemporâneos como Jorge Larossa, Sarmento e Le Breton para endossar as discussões acerca da experiência, infância e sociologia do corpo. Esta pesquisa, que circundou a pergunta: o que pode o corpo da criança em uma escola integral de tempo ampliado? ressaltou no seu percurso metodológico etnográfico os olhares para o corpo nos espaços deste ambiente educativo, através dos desenhos performáticos produzidos pelos estudantes e registros fotográficos da rotina diária deste cotidiano escolar durante o primeiro trimestre de 2020. Em uma perspectiva etnográfica e interpretativa das materialidades, quatro macrocampos de análise foram criados: o corpo pode estudar, o corpo pode brincar, o corpo pode sentir e o corpo pode interagir. Compreendendo nas especificidades e aprofundamento de cada macrocampo um entrelace cíclico, os resultados apresentados não buscaram um lugar de chegada ou uma única interpretação, mas sim, reflexões vivas, transitantes e interativas no intuito de desvelar o cotidiano escolar pesquisado. Palavras-chave: Educação performativa. Corpo. Infância. Educação integral. Tempo ampliado.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present study, associated to the research group ELiTe (UFPR / CNPq) - Study laboratory in Performative Education, Language and Theatricalities has as main goal understand from what 4th grade students say, the directions of their experiences at full-time school of extended time, experimented in/with their bodies, revealing the potentialities and weaknesses of this school life. Therefore, the specif ic goals checked the concept of Performative Education as a theoretical and methodological contribution of analysis in an ethnographic research perspective, to reflect on the body conjuncture and their interactions in the full-time extended school , just as to propose the production of materialities with the students, emphasiging the daily performances and promoting a critical analysis of the experiences and rituals in this school context. The theoretical and methodological contribution of the research is based on Performative Education, dialoguing with contemporary authors such as Jorge Larossa, Sarmento and Le Breton to endorse the particularities about the experience, childhood and body sociology. This research, which surrounded the question: what can the child's body in a full-time extended school? Reinforced in his ethnographic methodological speech, the eyes at the body in the spaces of this educational environment, through the performance drawings produced by the students and photographic records of the daily routine of this school life during the first quarter of 2020. In an ethnographic and interpretative perspective of the materialities, four macro-fields of analysis were created: the body can study, the body can play, the body can feel and the body can interact. Understanding the specificities and depth of each macro-fields as a cyclic intertwine, the results presented did not seek a place of arrival or a single interpretation, but rather living, transient and interactive reflections in order to reveal the researched school routine. Keywords: Performative Education. Body. Childhood. Integral Education. Extended time.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (144 p.) : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação integral - Conhecimentos e aprendizagempt_BR
dc.subjectAprendizagem - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectEnsino fundamental - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectArtes e criançaspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleEducação performativa no cotidiano escolar de tempo ampliado : em cena estudantes do 4º ano - fundamental I de Curitibapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples