Funk e escola : performance, teatralidade e discurso
Date
2021Author
Araujo, Reinaldo Kovalski de, 1986-
Metadata
Show full item recordSubject
Educaçao e culturaFunk (Música)
Teatro na educação
Cultura popular
Performance (Arte)
Educação
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
Tese DigitalAbstract
Resumo: Discutimos os sentidos de funk no contexto escolar a partir de enunciados de estudantes do Ensino Médio, participantes de um projeto realizado durante as aulas de arte; denominado "Julieta do Futuro". O projeto é constituído por experimentações cênicas a partir de performances funk de artistas, entre eles, curitibanos. O estudo foi realizado em uma escola pública da região metropolitana de Curitiba e tem como mirante analítico os estudos de Bakhtin e o Círculo e os Estudos da Performance na Educação (Pedagogia crítico-performativa). Os resultados apontam para um revozeamento de sentidos para as performances funk na escola, apresentando reapropriações no/do/sobre o corpo funkeiro por meio de processos de escolarização que excluem e ressignificam práticas discursivo-performáticas, quando estas adentram a esfera escolar. O presente estudo também aponta para uma tentativa do ocultamento das vozes do funk realizada pela cultura da escola. Ainda, trata do seu não acolhimento como cultura popular, muitas vezes tratado como algo vil e perverso, que corromperia os corpos escolares. Ao colocarmos em diálogo: performance, funk e escola, foi possível identificar as múltiplas temáticas abordadas e problematizadas na experimentação. Questões como sexualidade, pobreza, desigualdade, machismo, sexismo, família, drogadição e identidade, foram relidas, perpassadas e questionadas a partir das vivências cênicas e performáticas realizadas pelos participantes da pesquisa. Palavras-Chaves: Funk. Escola. Performance. Discurso. Abstract: We discussed Brazilian funk in the school context taken out of precepts of high school students, who took part in a project held during art classes called "Julieta do Futuro" (Juliet of the Future). The project consists of scenic experiments from artists performing the Brazilian funk, in which amongst them were artists born in Curitiba. The study was conducted in a public school in the metropolitan region of Curitiba, and its analytical lookout is based on the study of the Bakhtin Circle and the Performing Arts in Education (Critical performative pedagogy). The results point out to a revival of the senses for funk performances in schools, presenting re-appropriations in/of/about the body of funk artists through schooling processes that exclude and re-signify discursive-performative practices in the school sphere. The following study also points to an attempt by the school's culture to silence the voices of Brazilian funk. Besides, it deals with its nonreception as popular culture, often treated as something vile and perverse that corrupts school bodies. By putting in dialogue performance, funk, and school, it was possible to identify multiple themes addressed and problematized in this experiment. Topics such as sexuality, poverty, inequality, chauvinism, sexism, family, drug addiction, and identity, were derived from the scenic and performative experiences of the participants of this research. Key-words: Funk. School. Performance. Speech.
Collections
- Teses [329]