• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016009P0 Programa de Pós-Graduação em História
    • Dissertações
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016009P0 Programa de Pós-Graduação em História
    • Dissertações
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Capela dos fundadores de Sergio Ferro (1996) : arte e memória visual na primeira gestão de Rafael Greca (1993-1996)

    Thumbnail
    View/Open
    R - D - FERNANDO CARDOSO.pdf (5.937Mb)
    Date
    2021
    Author
    Cardoso, Fernando, 1986-
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Ferro, Sergio, 1938-
    História
    Identidade cultural
    Memória na arte
    Macedo, Rafael Greca de, 1956-
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Dissertação Digital
    Abstract
    Resumo: Esta pesquisa pretende descrever e interpretar as contradições históricas da memória visual presentes na obra Capela dos Fundadores (1996), do artista Sérgio Ferro, um painel figurativo realizado sob encomenda do então Prefeito de Curitiba, Rafael Valdomiro Greca de Macedo, durante sua primeira gestão (1993-1996). Instalada em caráter permanente no Memorial de Curitiba, a obra de Ferro apresenta uma narrativa visual que, como se verá, consiste num bom exemplo do desejo de Greca de construir uma determinada memória da história local, bem como da postura personalista do Prefeito no que se refere à encomenda de obras de arte para a cidade. Diante disso, quais seriam as motivações ideológicas da primeira gestão Greca para a escolha da visualidade da Capela dos Fundadores, e de que forma o artista requisitado teria respondido - em obra - aos propósitos do Prefeito? Para procurar responder a tais questões do campo da análise imagética, esta pesquisa partiu da proposta de Artur Freitas (2004), que propõe abordar imagens a partir de suas três dimensões constitutivas - a formal, a semântica e a social. Ademais, para aprofundar a análise da dimensão social, utilizamos como complemento a discussão teórica sobre Diretriz e Encargo de Michael Baxandall (2006). Já as problematizações relativas à memória e patrimônio foram fundamentadas nos textos de François Hartog (2019), Márcio Seligmann-Silva (2014) e Andreas Huyssen (2014). E, por fim, os aspectos do fenômeno kitsch foram identificados através da teoria de Abraham Moles (2007). Quanto às fontes textuais, o levantamento foi realizado nos acervos de pesquisa de instituições museológicas como o Museu de Arte Contemporânea do Paraná, Museu Oscar Niemeyer, Casa da Memória, e sites institucionais. Em linhas gerais, a ideia central desta pesquisa se constitui na interpretação da expressão visual da política cultural do Prefeito Greca, que, a crer nas fontes documentais da época, teria financiado a Capela dos Fundadores por conta de uma determinada (e polêmica) leitura da identidade cultural curitibana. Palavras-chave: Capela dos Fundadores. Curitiba. Memória visual. Narrativa visual. Identidade cultural.
     
    Abstract: This research intends to describe and interpret the historical contradictions of visual memory present in the artwork Capela dos Fundadores (1996), by Sérgio Ferro, a figurative panel commissioned by the mayor of Curitiba, Rafael Valdomiro Greca de Macedo, during his first term (1993-1996). Permanently installed at the Memorial de Curitiba, Ferro's work presents a visual narrative that, as will be seen, is a good example of Greca's desire to build a certain memory of the local history, as well as of his personalist posture regarding ordering works of art for the city. Given this, what would be the ideological motivations of the first Greca administration for choosing the visuality of the Capela dos Fundadores, and how the requested artist responded, through the artwork, to the mayor's purposes? To search answers to these questions of the imagery analysis field, this research started from the proposal of Artur Freitas (2004), that proposes to approach images by its three constitutive dimensions - the formal, the semantic and the social. In addition, to deepen the analysis of the social dimension, we used as complement the theoretical discussion on Guidelines by Michael Baxandall (2006). The problems related to memory and heritage, in its turn, were based on the texts of François Hartog (2019), Márcio Seligmann-Silva (2014) and Andreas Huyssen (2014). Finally, aspects of the kitsch phenomenon were identified through the theory of Abraham Moles (2007). As for the written sources, the survey was carried out in the documental collections of museological institutions such as the Museu de Arte Contemporânea do Paraná, Museu Oscar Niemeyer, Casa da Memória and institutional websites. In general lines, the central idea of this research was the interpretation of the visual expression of the mayor's cultural policy, which, according to the documentary sources of the time, would have financed the work due to a determined (and controversial) reading of Curitiba's cultural identity. Keywords: Capela dos Fundadores. Curitiba. Visual memory. Visual narrative. Cultural identity.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/71515
    Collections
    • Dissertações [167]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV