O avesso do espetáculo : tensões sociais e estéticas no cinema de Arthur Omar (1972-1975)
Abstract
Resumo: O cinema de Arthur Omar (1948) realizado na primeira metade da década de 1970 radicalizou pesquisas de linguagem relacionadas ao tratamento cinemático de temas antropológicos e históricos. Nosso propósito é refletir acerca das relações entre cinema e realidade, a partir da compreensão e interpretação dos filmes Congo (1972, 35 mm, 11 min.) e Anno de 1798 (1975, 35 mm, 15 min.), realizados por Omar em um período em que as reflexões em torno da função social e estética do cinema se radicalizaram. Para tanto, analisamos textos críticos sobre cinema publicados por Omar no período, bem como construímos um contexto cinematográfico no qual emergem os dois curtas-metragens, denominados pelo próprio cineasta como antidocumentários. Com sua produção teórica e fílmica, Omar questionou a forma documentária como a mais apropriada para o tratamento do real e propôs um método que implica uma revisão do lugar do cinema no real. Em nossa análise fílmica, investigamos tensões estéticas e sociais num cinema que promoveu uma desterritorizalização da imagem na forma documentário. Palavras-chave: antidocumentário. Congo. O Anno de 1798. História e cinema. Arthur Omar. Cinema e espetáculo. A estética do documentário. Abstract: Arthur Omar's (1948) cinema made in the first half of the 1970s radicalized language research related to the cinematic treatment of anthropological and historical themes. Our purpose is to reflect on the relationship between cinema and reality, from the understanding and interpretation of the films Congo (1972, 35 mm, 11 min.) and Anno of 1798 (1975, 35 mm, 15 min.), made by Arthur Omar in the early 1970s, a period in which reflections on the social and aesthetic function of cinema became more radical. As a support point for understanding the films, we analyzed critical texts on cinema published by Omar in the period, as well as constructing a cinematographic context in which the two short films emerge, called by the filmmaker himself as anti-documentaries. With his theoretical and film production, the filmmaker questioned the documentary form as the most appropriate for treating the real and proposed a method that implies a review of the place of cinema in the real. In our film analysis, we investigated aesthetic and social tensions in a cinema that promoted a deterritorialization of the image in the documentary form. Keywords: antidocumentary. Congo. O Anno de 1798. History and cinema. Arthur Omar. Cinema and spectacle. The aesthetics of the documentary.
Collections
- Dissertações [204]