Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPires, Ana Christina Duarte, 1968-pt_BR
dc.contributor.otherBega, Maria Tarcisa Silva, 1953-pt_BR
dc.contributor.otherLilli, Tommasopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.date.accessioned2021-08-05T19:24:32Z
dc.date.available2021-08-05T19:24:32Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/71512
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Maria Tarcisa Silva Begapt_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof. Dr. Tommaso Lillipt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Defesa : Curitiba, 08/04/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 260-276pt_BR
dc.description.abstractResumo: O objetivo do presente trabalho é um estudar os novos grupos sociais alternativos criados na área rural do litoral paranaense. Esses grupos são constituídos em grande parte por egressos do Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná (UFPR Litoral), que possui um Projeto Político Pedagógico (PPP) diferenciado de educação emancipatória e abriga um curso de Tecnologia em Agroecologia. Entre os vários grupos formados no local, foi escolhido o grupo localizado em Morretes (PR), constituído em 2014, denominado sítio Sagrada Raiz. O sítio foi adquirido de forma cooperativa por 12 famílias, oriundas de diversas regiões do Brasil, que se aproximaram por um ideal comum e que puderam optar por um estilo de vida alternativo. O desenvolvimento deste projeto foi ancorado principalmente na pesquisa qualitativa, com apoio em dados obtidos quantitativamente. A pesquisa qualitativa foi realizada em três fases: revisão de literatura, trabalhos de campo (entrevistas, vivências, momentos de reconhecimento local e pesquisa em redes sociais) e interpretação dos dados obtidos. A pesquisa quantitativa foi realizada a partir de dados obtidos por meio dos processos seletivos vestibulares (de 2008 a 2019) e de matrículas na UFPR nos cursos de graduação, registrados nas bases de dados do Núcleo de Concursos da universidade. Por meio das histórias de vida dos fundadores e da construção do grupo, é possível compreender sua forma peculiar de organização, a trajetória de seus integrantes e a observação das suas relações com o meio, com os demais sujeitos e com a educação. Os principais resultados apontaram que a constituição desses grupos representa uma possibilidade de ruptura no cenário de insustentabilidade gerado pelo modelo hegemônico de agricultura. Isso parte da ressignificação do meio rural, em que os saberes das populações tradicionais locais passam a ser valorizados como referência à construção de conhecimento e a um estilo de vida em harmonia com a natureza e em sociedade, o que é um dos objetivos do PPP da UFPR Litoral e base dos fundamentos da Agroecologia. A Agroecologia, assim, amplia seus conceitos e passa ser entendida, além de produção de alimentos, como ciência e estilo de vida. É percebida a influência da UFPR Litoral nesse processo, visto que aproximou sujeitos com um ideal alternativo de vida e de educação, que permaneceram no local a fim de transformar a sua realidade. Pela permanência e crescimento desse tipo de comunidade no local, é possível concluir que um estilo de vida alternativo, de característica agroecológica, é real e possível. Palavras-chave: Agroecologia; educação emancipatória; UFPR Litoral; estilo de vida, populações tradicionais.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present work is a case study on the new alternative social groups created in rural areas on the Paraná coast. These groups are composed largely of graduates from the Setor Litoral (UFPR Litoral) of the Federal University of Paraná (UFPR), which has a differentiated Pedagogical Political Project (PPP) for emancipatory education, and it offers a Technology in Agroecology degree program. Among various groups on the site, the one located in Morretes (PR), started in 2014, called sítio Sagrada Raiz, was chosen. The site was acquired cooperatively by 12 families from different places of Brazil, who came together for a common ideal and who were able to choose an alternative lifestyle. The development of this project was mainly anchored in qualitative research, supported by data obtained quantitatively. The qualitative research was carried out in three phases: literature review, fieldwork (interviews, experiences, moments of local recognition and research on social networks) and interpretation of the obtained data. The quantitative research was carried out based on data obtained through the university selection processes (from 2008 to 2019) and the UFPR enrollment in undergraduate courses, recorded in the databases of the university's Selection Center. Through life histories of the founders and the construction of the group, it is possible to understand its peculiar form of organization, the trajectory of its members and observe its relations with the environment, the other subjects and education. The main results showed that the constitution of these groups represents a possible rupture in the scenario of unsustainability generated by the hegemonic model of agriculture. This is part of the resignification of the rural environment, where the knowledge of traditional local populations is now valued as a reference to the construction of knowledge and a lifestyle of harmony with nature and society, which is one of the objectives of Coast Sector's PPP and the basis of the foundations of Agroecology. Agroecology thus expands its concepts and is understood, in addition to food production, as science and lifestyle. The influence of the UFPR Litoral in this process is perceived since it brought together subjects with an alternative ideal of life and education, who remained there in order to transform their reality. Due to the permanence and growth of this type of community on site, it is possible to conclude that an alternative lifestyle of agroecological characteristic is real and possible. Keywords: Agroecology, emancipatory education, UFPR Litoral, alternative lifestyle, traditional populations.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (278 p.) : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoralpt_BR
dc.subjectComunidades agricolaspt_BR
dc.subjectEcologia agrícola - Paranápt_BR
dc.subjectEstilo de vidapt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.titleNovos arranjos comunitários alternativos do litoral do Paraná : interfaces entre agroecologia e educaçãopt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples