dc.contributor.advisor | Seleme, Robson, 1960- | pt_BR |
dc.contributor.author | Braga, Lívia Maia, 1992- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Especialização em Engenharia de Produção | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-06T16:52:25Z | |
dc.date.available | 2022-07-06T16:52:25Z | |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/71510 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Robson Seleme | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Engenharia de Produção | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: A montadora que busca a fidelidade dos clientes tem que investir não só
na qualidade dos seus veículos mas também na qualidade do atendimento nas
concessionárias, antes e após as vendas. Pensando nisso, é fundamental estar
sempre em busca de melhorias. O presente trabalho vem apresentar um estudo
de caso que tem por objetivo aumentar em 30% a produtividade da oficina de
serviços de pós-vendas de uma concessionária de veículos no Brasil. Para tanto,
foram aplicados conceitos da Manufatura Enxuta, e o Kaizen foi realizado
seguindo o método PDCA. Através da cronoanálise e de relatos dos técnicos foi
feita a identificação das perdas (Muri, Mura e Muda) e suas possíveis causas,
foram levantadas propostas de melhoria, e as ações foram planejadas em
etapas. A padronização foi a principal ferramenta utilizada para minimizar as
perdas e alcançar o aumento de produtividade proposto. Ao final do trabalho, foi
alcançado um incremento de 50% de produtividade, e foram propostas ações
futuras a fim de manter e potencializar ainda mais esse ganho. | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumen: La automotriz que busca la fidelidad de los clientes tiene que invertir no
sólo en la calidad de sus vehículos sino también en la calidad de la atención en
las concesionarias, antes y después de las ventas. Pensando en ello, es
fundamental estar siempre en busca de mejoras. El presente trabajo viene a
presentar un estudio de caso que tiene por objetivo aumentar en un 30% la
productividad del taller de servicios de postventa de una concesionaria de
vehículos en Brasil. Para ello, se aplicaron conceptos de la Manufactura Esbelta,
y el Kaizen fue realizado siguiendo el método PDCA. A través de la cronoanálisis
y de relatos de los técnicos se hizo la identificación de las pérdidas (Muri, Mura
y Muda) y sus posibles causas, se plantearon propuestas de mejora, y las
acciones fueron planificadas en etapas. La estandarización fue la principal
herramienta utilizada para minimizar las pérdidas y alcanzar el aumento de
productividad propuesto. Al final del trabajo, se alcanzó un incremento del 50%
de productividad, y se propusieron acciones futuras para mantener y potenciar
aún más esa ganancia. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.title | "Caso de Kaizen para aumento de produtividade em oficina de concessionária de veículos no Brasil" | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |