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dc.contributor.advisorSeleme, Robson, 1960-pt_BR
dc.contributor.authorBraga, Lívia Maia, 1992-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Especialização em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-07-06T16:52:25Z
dc.date.available2022-07-06T16:52:25Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/71510
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Robson Selemept_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A montadora que busca a fidelidade dos clientes tem que investir não só na qualidade dos seus veículos mas também na qualidade do atendimento nas concessionárias, antes e após as vendas. Pensando nisso, é fundamental estar sempre em busca de melhorias. O presente trabalho vem apresentar um estudo de caso que tem por objetivo aumentar em 30% a produtividade da oficina de serviços de pós-vendas de uma concessionária de veículos no Brasil. Para tanto, foram aplicados conceitos da Manufatura Enxuta, e o Kaizen foi realizado seguindo o método PDCA. Através da cronoanálise e de relatos dos técnicos foi feita a identificação das perdas (Muri, Mura e Muda) e suas possíveis causas, foram levantadas propostas de melhoria, e as ações foram planejadas em etapas. A padronização foi a principal ferramenta utilizada para minimizar as perdas e alcançar o aumento de produtividade proposto. Ao final do trabalho, foi alcançado um incremento de 50% de produtividade, e foram propostas ações futuras a fim de manter e potencializar ainda mais esse ganho.pt_BR
dc.description.abstractResumen: La automotriz que busca la fidelidad de los clientes tiene que invertir no sólo en la calidad de sus vehículos sino también en la calidad de la atención en las concesionarias, antes y después de las ventas. Pensando en ello, es fundamental estar siempre en busca de mejoras. El presente trabajo viene a presentar un estudio de caso que tiene por objetivo aumentar en un 30% la productividad del taller de servicios de postventa de una concesionaria de vehículos en Brasil. Para ello, se aplicaron conceptos de la Manufactura Esbelta, y el Kaizen fue realizado siguiendo el método PDCA. A través de la cronoanálisis y de relatos de los técnicos se hizo la identificación de las pérdidas (Muri, Mura y Muda) y sus posibles causas, se plantearon propuestas de mejora, y las acciones fueron planificadas en etapas. La estandarización fue la principal herramienta utilizada para minimizar las pérdidas y alcanzar el aumento de productividad propuesto. Al final del trabajo, se alcanzó un incremento del 50% de productividad, y se propusieron acciones futuras para mantener y potenciar aún más esa ganancia.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.title"Caso de Kaizen para aumento de produtividade em oficina de concessionária de veículos no Brasil"pt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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