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dc.contributor.authorFerrarini, Mônica Trevisan, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherPereira, Patrícia Barbosa, 1978-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemáticapt_BR
dc.date.accessioned2021-07-21T16:24:36Z
dc.date.available2021-07-21T16:24:36Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/71448
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Patrícia Barbosa Pereirapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 09/03/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 147-154pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Educação em Ciênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho tem foco na formação continuada em Ciências de professores/as dos anos iniciais do Ensino Fundamental, acrescentando que é o/a professor/a Pedagogo/a que geralmente atua nesse nível de ensino. A motivação para este estudo advém da experiência docente, das vivências pedagógicas que, ao longo do percurso, suscitam questões que geram inquietudes, pois é da prática que emergem situações que necessitam respostas. Nesse sentido, a problemática da investigação está pautada pela seguinte questão: como os/as professores/as dos anos iniciais do Ensino Fundamental, atribuem sentidos para a formação continuada em Ciências e como esses sentidos podem influenciar as práticas pedagógicas desses/as profissionais? A compreensão para a resposta de tal pergunta pode ser entendida pelo fato de que os professores/as são condicionados/as por um contexto de trabalho. Diante disso, os gestos que articularam uma possível interpretação para os processos de significação foram as condições de produção dos discursos, as quais demonstraram estar alinhadas com as condições de trabalho das professoras entrevistadas, sendo as dificuldades e as possibilidades a forma como conferiram os sentidos. Nessa perspectiva, apontou-se que os sentidos influenciam a prática pedagógica na medida em que essas professoras, interpeladas pelas condições de produção/condições de trabalho que regulam seus discursos, disponibilizam ou não movimentos para a realização de cursos de formação continuada em Ciências. A formação continuada em Ciências do/a professor/a que atua do 1º ao 5º ano dos anos iniciais merece reflexão, ou seja, exige tomada de consciência sobre a necessidade de momentos formativos, pois a maior parte desses/as docentes advém de formações generalistas para mediar essa modalidade de ensino, sendo comumente licenciados/as em Pedagogia. Ademais, a implantação da permanência em 33% nas escolas municipais de Curitiba atribuiu ao ensino de Ciências desse município, em quase sua totalidade, um/a professor/a específico para os processos de ensino-aprendizagem dessa área do conhecimento. A abordagem metodológica da pesquisa para compreender os processos de atribuição de sentidos para a formação continuada em Ciências foi qualitativa e de natureza exploratória, com levantamento bibliográfico/documental sobre a discussão proposta. A constituição e a análise dos dados ocorreram a partir de entrevistas e do referencial de Análise de Discurso na vertente franco-brasileira. A pesquisa foi desenvolvida na Rede Municipal de Ensino de Curitiba e envolveu duas instituições escolares e sete docentes que atuavam na área do conhecimento de Ciências. Algumas aproximações da formação continuada com a filosofia de Bachelard (1997) e com a Atividade Orientadora de Ensino (MOURA, 2000; 2012) foram realizadas. Uma breve constituição histórica de Curitiba e a coletividade que essa modalidade de formação deve assumir, também foram abordadas. Palavras-chave: Formação continuada. Ensino de Ciências. Anos Iniciais. Análise de Discurso.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present study focuses on the continuing education in Science of teachers from the initial years of Elementary School, adding that it is the teacher/pedagogue who usually works at this level of education. The motivation for this study came from the teaching and pedagogical experience that, throughout the course, raise questions that generate concerns, because it is from the practice that situations which need answers emerge. In this sense, the research problem is guided by the following question: how do teachers in the early years of Elementary School attribute meanings for continuing education in Sciences and how can these meanings influence the pedagogical practices of these professionals? The understanding for the answer of such a question can be understood by the fact that teachers are conditioned by a work context. In view of this situation, the gestures that articulated a possible interpretation for the processes of meaning were the conditions of speeches production, which demonstrated to be aligned with the working conditions of the interviewed teachers, being the difficulties and possibilities the way they conferred the senses. In this perspective, it was pointed out that the senses influence the pedagogical practice insofar as these teachers, questioned by the production/working conditions that regulate their discourses, make movements available for the realization of continuing education courses in Sciences. The continuing education in Science of the teacher who works from the 1st to the 5th year of Elementary School deserves reflection, that is, it requires awareness of the need for formative moments, since most of these teachers come from generalist education in order to mediate this teaching modality, being commonly licensed in Pedagogy. In addition, the implantation of the permanence in 33% in the municipal schools from Curitiba, Paraná (Brazil) attributed to the teaching of Sciences of that city, in almost its totality, a specific teacher for the teaching-learning processes of this area of knowledge. The methodological approach of the research in order to understand the processes of meanings attribution for continuing education in Sciences was qualitative and exploratory in nature, with a bibliographic/documentary survey on the proposed discussion. The constitution and analysis of the data were accomplished from interviews and from the Discourse Analysis framework in Franco-Brazilian aspect. The research was developed at the Curitiba Municipal Education System and involved two school institutions and seven teachers who worked in the area of Science knowledge. Some approximations of continuing education with the philosophy of Bachelard (1997) and with the Teaching Guidance Activity (MOURA, 2000; 2012) were carried out. A brief historical constitution of Curitiba and the collectivity which this modality must assume, were also approached. Keywords: Continuing education. Science teaching. Early Years. Discourse Analysis.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (165 p.) : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectCiências (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.titleFormação continuada em ciências na rede municipal de ensino de Curitiba/PR : um eterno recomeçarpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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