O psicodiagnóstico miocinético na avaliação de jovens motoristas
Date
2020Author
Antunes, Tatiane Hennig, 1980-
Metadata
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PsicologiaTransito - Psicologia
Motoristas - Psicologia
Motoristas - Testes
Estudantes universitarios - Psicologia
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Dissertação DigitalAbstract
Resumo: O trânsito tem sido preocupação de parte da sociedade em função dos números alarmantes de mortes e lesões causados por acidentes. De acordo com o Relatório da Organização Pan Americana de Saúde sobre Segurança Viária na região da Américas, as lesões causadas pelos acidentes de trânsito matam mais de 1,2 milhão de pessoas a cada ano no mundo e os mais atingidos são os jovens de 15 a 29 anos. Na região das américas, cerca de 150 mil pessoas perderam suas vidas em 2010 em virtude dos acidentes. A Organização das Nações Unidas constituiu objetivos de desenvolvimento sustentável, em parceria com vários países, cujo foco, em especial do objetivo 3, meta 3.6, é reduzir pela metade as mortes e lesões de todo mundo em acidentes de trânsito. O objetivo geral deste trabalho foi buscar informações dos aspectos psicológicos que o PMK nos permite avaliar, assim como as informações levantadas pelo Driver Behavior Questionarie - DBQ, o questionário sócio demográfico, o questionário de ocorrência de acidentes ativos e passivos nos últimos três anos. A idade variou de 18 a 46 anos (Média = 22,94 anos; DP = 4,93 anos, todos estudantes universitários de Curitiba e região metropolitana usando um instrumento de avaliação chamado Psicodiagnóstico Miocinético. Esse, por sua vez, é usado no Brasil na avaliação de candidatos à Carteira Nacional de Habilitação. Além do PMK foi usado o Driver Behavior Questionnaire - DBQ e um questionário sócio demográfico para identificar questões de saúde geral, tempo de habilitação, limitações motoras, uso de medicamentos e envolvimento em acidentes com os participantes da pesquisa. Os resultados apontaram que a maior parte dos participantes não se envolveu em acidentes ativos ou passivos com danos graves. A maioria dos participantes cometeram Violações Ordinárias e Lapsos. Quanto ao PMK, instrumento principal deste estudo, os dados mostraram que houve diferenças estatisticamente significativas em fatores do PMK para mão dominada que são os traços permanentes e constitucionais, e da mão dominante que referem-se às reações aparentes, momentâneas e transitórias. No comportamento relativo a hetero e autoagressividade as médias menores permaneceram no grupo feminino, denotando que sob aspectos atuais as mulheres tendem a traços autopunitivos e sentimentos de culpa. É importante manter as pesquisas com o PMK especialmente quando este e outros trabalhos aqui citados, demonstraram que há diferenças estatisticamente significativas em homens e mulheres. Palavras-chave: Trânsito, PMK, motoristas, avaliação psicológica, CNH. Abstract: Traffic has been a relevant concern of part of society due to the alarming numbers of deaths and injuries caused by accidents. Around 40.000 young people under the age of 25 are killed each year as a result of traffic accidents, and millions are disabled and injured by the same cause. According to the Pan American Health Organization's Report on Road Safety in the Americas region, injuries caused by traffic accidents kill more than 1.2 million people each year in the world and the most affected are young people aged 15 to 29 years old. In the Americas region, approximately 150,000 people lost their lives in 2010 due to accidents.The United Nations, in partnership with several countries, has created the United Nations Sustainable Development Goals. Its focus, with close attention to the target 3, 3.6 of the 2030 Agenda for Sustainable Development, is to halve the number of road traffic deaths and injuries worldwide in traffic accidents. The present work aimed to assess Young drivers, with ages ranging from 18 to 46 (mean= 22,94 years, SD = 4,93 years). All of the subjects were university students from Curitiba and the metropolitan region. We used an assessment named Myokinetic Psychodiagnosis (PMK), which has been and continues to be used in the Brazilian context for driving tests in testing candidates for the Carteira Nacional de Habilitação (CNH, which stands for "National driving license"). Aside from PMK, we used the Driver Behavior Questionnaire - translated by Bianchi e Summalla (2002), and a socio-demographic questionnaire to identify general health issues, time since the subject has a driver's permission , motor limitations, medication use, and involvement in accidents. Results showed that the majority of participants were not involved in active or passive accidents with serious outcomes. Most participants commit ordinary violations and lapses. As for the main instrument of this study, the data showed that there were statistically significant differences in factors of the PMK for the non-dominant hand, which are the permanent and constitutional traits, and the dominant hand, which refers to the apparent, momentary, and transitory reactions. In the behavior related to auto/heteroaggression, the lower mean values remained in the female group, showing that, under current aspects, women tend to self-punitive traits and feelings of guilt.It is necessary to maintain the research with the PMK, especially when this and other works cited here have shown that there are statistically significant differences in men and women. Keywords: Traffic, PMK, Young drivers, psychological assessment, CNH.
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