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dc.contributor.authorCaciatori Junior, Itamir, 1981-pt_BR
dc.contributor.otherCherobim, Ana Paula Mussi Szabo, 1964-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.date.accessioned2021-06-28T19:13:24Z
dc.date.available2021-06-28T19:13:24Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/71286
dc.descriptionOrientadora: Prof.a Dra. Ana Paula Mussi Szabo Cherobimpt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa : Curitiba, 11/12/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 211-225pt_BR
dc.description.abstractResumo: A indústria financeira brasileira apresenta alto nível de concentração bancária: os cinco maiores bancos detêm 69,8% dos ativos totais, operações de crédito e depósitos totais do setor bancário e não-bancário (dezembro/2019). Como consequência, o mercado opera de forma ineficiente e com tarifas e taxas de juros maiores para os clientes. Pesquisar os novos entrantes neste setor ajuda a mostrar como a concorrência e a geração e a adoção de inovações, impactam na competitividade da indústria. A literatura reconhece a indústria financeira como setor de vanguarda para novas tecnologias, que pode proporcionar o "impulso inicial" das revoluções tecnológicas O objetivo desse trabalho é propor uma estrutura para analisar os impactos competitivos das novas empresas baseadas na inovação sobre os bancos já existentes no setor financeiro. Em face da diversidade das Fintechs, como são chamadas as empresas de tecnologia financeira, construímos um Modelo de Análise para Categorização de FinTechs, resultando em nove categorias. Para essa tese, selecionamos as Fintechs categorizadas como Bancos Digitais e Digitalizados para cotejar seus produtos e serviços aos tradicionalmente oferecidos por bancos incumbentes. Em outras palavras, pretendemos identificar os principais fatores que influenciam a substituição de produtos e serviços bancários já existentes por aqueles oferecidos por bancos digitalizados e digitais. Essas características servem de guia para analisar a competitividade entre esses agentes, à luz das teorias da organização industrial, processos de mercado e inovação em organizações. A abordagem é exploratória, por meio da metodologia de métodos mistos em três etapas (qualitativa, quantitativa e metainferência). Esta escolha metodológica considera a facilidade de acesso a informações sobre bancos incumbentes em contraposição à escassez de informações sobre bancos digitalizados e digitais. Ademais, reduz as dificuldades na obtenção de dados padronizados sobre essas empresas. Uma das conclusões qualitativas é que quando os bancos incumbentes resistem em compartilhar informações com bancos digitalizados e digitais, eles valorizam seus sticky factors e seus ativos invisíveis, usando a estratégia de deep pockets. Então, como estas empresas têm mais orçamento para investir na melhoria de sua eficiência através de novas rotinas ou adaptando as já existentes, a estratégia de deep pockets é uma solução viável para a maioria dos problemas, no curto prazo. A análise quantitativa nos indica que, de 15 novos produtos e serviços utilizando novas tecnologias lançadas no mercado financeiro brasileiro entre 2013 e 2019, os bancos digitais e digitalizados introduziram 11 deles (73,33%). Também verificamos que a disponibilidade de APIs e a abertura para trânsito de dados com outras empresas financeiras e não financeiras (por exemplo, lojas de varejo) são uma característica inovadora e distintiva dos bancos digitais e digitalizados. Entre as conclusões quantitativas, verificamos que os bancos estabelecidos dominam sete (pagamentos e transferências, outros, empréstimos, investimentos, seguros, câmbio e bancos digitais) entre nove categorias de produtos e serviços. Para o futuro, concluímos que o setor bancário passa por acelerada fase de transição, na qual os bancos já existentes dividem ainda mais suas atividades criando seus próprios bancos digitalizados e digitais. Esta fase de transição depende das parcerias entre bancos digitalizados e digitais e da regulamentação favorável para reduzir a concentração e os desequilíbrios de mercado, aumentando a competitividade do sistema. Palavras-chave: bancos incumbentes; bancos digitalizados; bancos digitais; inovação financeira; competitividade.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The Brazilian financial industry has a high banking concentration level, where the five largest banks hold 69.8% of total assets, credit operations, and total deposits of the banking and non-banking sector (December/2019). Therefore, the market operates inefficiently and with higher fees and interest rates to clients. Researching new entrants in this industry helps to show how competition and the generation and adoption of innovations impact the competitiveness of the industry. The literature recognizes the financial industry as a vanguard sector for new technologies, which can provide the "initial momentum" of technological revolutions. The objective of this work is to propose a structure to analyze the competitive impacts of new innovation-based companies on incumbent banks in the financial sector. Considering the variety of Fintechs, as the companies of financial technology are called, we built an FinTechs Categorization Model of Analysis, resulting in nine categories. For this work, we selected the Fintechs categorized as Digital and Digitalized Banks to compare their products and services to those traditionally offered by incumbent banks. In other words, we intend to identify the main factors that influence the replacement of existing banking products and services by those offered by digitalized and digital banks. These characteristics serve as a guide to analyze the competitiveness among these agents, considering the theories of industrial organization, market processes and organising organizations. The approach is exploratory, using the methodology of mixed methods in three stages (qualitative, quantitative and metainference). This methodological choice considers the ease of access to information on incumbent banks as opposed to the scarcity of information on digitalized and digital banks. Furthermore, it reduces the difficulties in obtaining standardized data on these companies. One of the qualitative conclusions is that when incumbent banks resist sharing information with digitalized and digital banks, they value their sticky factors and invisible assets using the deep pockets strategy. So, as these companies have more budget to invest in improving their efficiency through new routines or adapting existing ones, the deep pockets strategy is a viable solution to most problems in the short term. The quantitative analysis indicates that out of 15 new products and services employing new technologies launched in the Brazilian financial market between 2013 and 2019, digital and digitalized banks introduced 11 of them (73.33%). We also found that the availability of APIs and the opening of data flow with other financial and non-financial companies (e.g., retail stores) are an innovative and distinctive feature of digital and digitalized banks. Among the quantitative findings, we found that the established banks dominate seven (payments and transfers, others, loans, investments, insurance, foreign exchange, and digital banks) among nine categories of products and services. Looking to the future, we conclude that the banking sector is going through an accelerated transitional stage, in which the existing banks further split their activities by creating their own digitalized and digital banks. This transition stage depends on partnerships between digitalized and digital banks and favorable regulation to reduce concentration and market imbalances, increasing the competitiveness of the system. Keywords: Incumbent banks; digital banks; digitalized banks; financial innovation; competitiveness.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (247 p.) : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languageInglêspt_BR
dc.subjectBancos - Administraçãopt_BR
dc.subjectConcorrênciapt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectBancos - Automaçãopt_BR
dc.subjectBancos - Inovações tecnológicaspt_BR
dc.titleCompetitiveness of incumbent, digitalized, and digital banks : a comparative study of financial innovation in Brazilpt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


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