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    Para uma crítica do direito a partir do discurso popular : as instituições policiais e jurídicas na obra de Bezerra da Silva

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    Camilla Miranda Romanowski.pdf (1.189Mb)
    Date
    2021
    Author
    Romanowski, Camila Miranda
    Metadata
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    Subject
    Direito criminal
    Direito e arte
    Música popular - Aspectos sociais
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Monografia Graduação Digital
    Abstract
    Resumo : O presente trabalho pretende construir uma releitura do discurso jurídico oficial,refletindo sobre a significação jurídica a partir das falas subalternas. Nesse sentido, apoiou-se no discurso popular, em sua face artística, representado pelo samba, gênero musical brasileiro com traços essenciais das culturas africanas e fala histórica de um grupo muito bem definido: as pessoas, antes escravizadas, que, no processo de higienização das cidades, passaram a ocupar os morros cariocas, assim como seus descendentes. O samba contribuiu para a criação da autoimagem dessas pessoas, enquanto grupo mais ou menos unificado, e formulou, ao mesmo tempo, severas críticas ao Direito como um todo, mas sobretudo ao sistema de justiça criminal. A partir da análise de algumas canções que compõem a obra do sambista Bezerra da Silva, buscou-se debater questões relativas à violência policial e à seletividade do sistema de justiça criminal. Analisando as canções selecionadas e apoiando-se nas reflexões de autores que operam uma crítica do Direito, foi possível desvelar que a criminalização secundária se dava, e ainda se dá, a partir de metarregras carregadas de preconceitos, e é destinada, majoritariamente, aos jovens negros e moradores dos morros, favelas, guetos ou quebradas.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/71165
    Collections
    • Ciências Jurídicas [2944]

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