• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Sociais e Aplicadas
    • Gestão de negócios
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Sociais e Aplicadas
    • Gestão de negócios
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Indicadores de desempenho em microempresas para a gestão e : uma modelagem para uma empresa de engenharia e construção

    Thumbnail
    View/Open
    R - E - RYAN RAMOS SCHEIDT.pdf (1.375Mb)
    Date
    2020
    Author
    Scheidt, Ryan Ramos, 1991-
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Pequenas e médias empresas - Desempenho
    Construção civil
    Administração de empresas
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Monografia Especialização Digital
    Abstract
    Resumo : As microempresas e empresas de pequeno porte (MPE's) têm grande relevância da economia brasileira, representam uma parcela significativa dos empregos formais e pagamento da massa de salários, e constante crescimento. Por outro lado, também constituem o grupo com maior taxa de mortalidade (ou fechamento dos negócios). Especialistas e estudiosos atribuem esse fato a falta de um desenvolvimento gerencial e particularidades na administração destas empresas. Portando, diante da necessidade das microempresas adotarem melhores práticas e ferramentas de gestão em seus negócios, faz-se importante a utilização de ferramentas que possam dar suporte a gestão e a tomada de decisões de gestores, como por exemplo os sistemas de avaliação de desempenho. A presente pesquisa questiona: como podem ser desenvolvidos indicadores e metas de desempenho para uma microempresa de engenharia e construção? O objetivo geral da pesquisa é apresentar de que forma podem ser desenvolvidos indicadores e metas de desempenho para uma microempresa de engenharia e construção com base no modelo Balanced Scorecard (BSC) que esteja adaptado à realidade desta empresa e integrado ao seu planejamento estratégico. O procedimento escolhido é uma proposição de planos e programas, isto significa que é uma estratégia de pesquisa que objetiva apresentar soluções para problemas organizações já identificados (MARTINS E THEÓPHILO, 2009). A pesquisa foi dividida em duas etapas, tendo a última como resultado a modelagem conceitual do BSC para a empresa objeto do estudo. O modelo de avaliação de desempenho escolhido como base, se mostrou eficiente para atender a resposta da pesquisa, contribuição para a empresa investigada, ainda que hajam limitações devido ao porte e condições da organização.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/71118
    Collections
    • Gestão de negócios [532]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV