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dc.contributor.authorDaros, Carolina, 1980-pt_BR
dc.contributor.otherKistmann, Virginia Souza de Carvalho Borges, 1952-pt_BR
dc.contributor.otherMaziero, Lucia Teresinha Peixept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.date.accessioned2021-06-08T23:50:59Z
dc.date.available2021-06-08T23:50:59Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/71095
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Virginia Souza de Carvalho Borges Kistmannpt_BR
dc.descriptionCoorientadora: Profa. Dra. Lucia Terezinha Peixe Mazieiropt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa : Curitiba, 29/05/2018pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.275-282pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta tese propoe uma plataforma para diagnostico de design, inovacao e criatividade em cidades. A plataforma tem como temas a gestao de design e as cidades criativas. A motivacao para o seu desenvolvimento se deu a partir da constatacao das intensas mudancas ocorridas nas cidades durante as ultimas decadas e suas projecoes futuras. Estima-se que ate 2050 a populacao mundial ultrapassara os 9 bilhoes de habitantes e 65% dessas pessoas viverao em areas urbanas. Soma-se a essa questao a globalizacao, a insercao das Tecnologias da Informacao e Comunicacao e a transicao de um modelo industrial para um pos-industrial que impactaram no desenvolvimento economico e social das cidades e paises. A partir desse cenario, como forma de superar os impactos negativos e fortalecer a economia local surgem os conceitos de Economia Criativa e Cidades Criativas. Ambos sao fundamentados no potencial da cultura, criatividade e inovacao para impulsionar o desenvolvimento socioeconomico e cultural local. Nesse contexto, considerando-se que o design e parte da classe criativa, das Industrias Criativas e da Economia Criativa, verifica-se que os gestores publicos nao dispoem de mecanismos que auxiliem na incorporacao do design como agente de fortalecimento das cidades criativas. Assim, o objetivo prescritivo deste trabalho e propor a plataforma para o diagnostico de design, inovacao e criatividade em cidades. Para isso, adotou-se o metodo Design Science Research, contemplado pelas seguintes etapas: Conscientizacao, Sugestao, Desenvolvimento, Avaliacao e Validacao, e Conclusao. A Conscientizacao foi realizada a partir de requisitos oriundos da fundamentacao teorica, pesquisa de plataformas similares e estudo de caso. A etapa de Sugestao verificou o tipo de artefato a ser proposto, com a explicitacao das premissas e requisitos. Contribuiu tambem para essa etapa a aplicacao da tecnica de teste de conteudo, para a explicitacao de elementos a serem considerados na plataforma, a partir do estudo de caso. A etapa de Desenvolvimento contemplou a Proposicao Preliminar da plataforma que e composta por quatro partes e dez dimensoes de avaliacao. A etapa de Avaliacao do artefato foi realizada em tres fases subsequentes: simulacao; teste piloto e estudo de campo. Esses procedimentos permitiram o refinamento da plataforma. Nesta mesma etapa, o diagnostico e apresentado por meio de graficos e demonstra os niveis de maturidade da cidade em relacao as dimensoes, bem como como ocorre a insercao da gestao de design. Por fim, apresenta-se a Proposicao Final da plataforma e seus componentes, correspondente a etapa de Conclusao da Design Science Research. O resultado alcancado com a proposicao desta tese permite coletar dados capazes de gerar um diagnostico que, segundo a literatura investigada, pode demonstrar como os fatores design e inovacao se relacionam com a perspectiva da cidade criativa. Esse diagnostico podera servir como base para um processo avaliativo dos municipios, orientando acoes futuras.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research proposes a platform for diagnosis of design, innovation and creativity in cities. The platform has themes like design management and creative cities. The motivation for its development came from the observation of the intense changes that took place in the cities in the last decades and their future projections. It is estimated that by 2050 the world population will exceed 9 billion and 65% of these people will live in urban areas. Add to this the globalization, the insertion of Information and Communication Technologies and the transition from an industrial model to a post-industrial one that had an impact on the economic and social development of cities and countries. From this scenario, as a way to overcome negative impacts and strengthen the local economy, the concepts of Creative Economy and Creative Cities emerge. Both are grounded in the potential of culture, creativity and innovation to boost local socioeconomic and cultural development. In this context, considering that the design is part of the creative class, the Creative Industries and the Creative Economy, it is verified that the public managers do not have mechanisms that help in the incorporation of the design as agent of strengthening of the creative cities. Thus, the prescriptive objective of this work is to propose the platform for the diagnosis of design, innovation and creativity in cities. For this, we adopted the Design Science Research method, contemplated by the following steps: Awareness, Suggestion, Development, Evaluation and Validation, and Conclusion. The Awareness was made based on requirements derived from theoretical foundation, research on similar platforms and case study. The Suggestion stage verified the type of artifact to be proposed, with the explicitation of the premises and requirements. Also contributing to this stage was the application of the content testing technique, for the explanation of elements to be considered in the platform, from the case study. The Development stage contemplated the Preliminary Proposition of the platform that is composed of four parts and ten dimensions of evaluation. The artifact Evaluation stage was performed in three subsequent phases: simulation; pilot study and field study. These procedures allowed the platform to be refined. In this same stage, the diagnosis is presented through graphs and demonstrates the levels of maturity of the city in relation to the dimensions, as well as how the insertion of the design management occurs. Finally, the Final Proposal of the platform and its components, corresponding to the Conclusion stage of Design Science Research, is presented. The result obtained with the proposition of this thesis allows to collect data capable of generating a diagnosis that, according to the investigated literature, can demonstrate how the design and innovation factors are related to the perspective of the creative city. This diagnosis may serve as a basis for an evaluation process of municipalities, guiding future actionspt_BR
dc.format.extent318 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectCidades e vilas - Desenvolvimento econômicopt_BR
dc.titleGestão de design & cidades criativas : plataforma para diagnóstico de design, inovação e criatividade em cidadept_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


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