Como e por que trabalhar política no ensino de filosofia?
Resumo
Resumo : O presente trabalho refere-se ao ensino de filosofia política com relação à sua necessidade social e democrática, suas metodologias e a possibilidade de esclarecimento das pessoas. Nosso objetivo é demonstrar como e por que se faz necessário esse tipo de trabalho da educação, sobretudo as contribuições filosóficas, ressaltando os problemas que temos que enfrentar e demonstrando como específicas metodologias podem ser eficazes no foco do desenvolvimento da razão humana. Além disso, será realizando uma abordagem conceitual e explicativa sobre como se dá o processo que interliga a educação com a política por meio do esclarecimento, autonomia e emancipação. Para isso buscou-se referenciais do território da filosofia e do seu ensino que pudessem contribuir para o desenvolvimento do tema do trabalho, realizando as devidas considerações sobre o exposto, e as ressalvas necessárias, dentro da perspectiva que se objeta. As metodologias do ensino em filosofia política, que tratamos aqui, são referentes e voltadas às possibilidades do uso da razão, de modo que o filosofar dos alunos lhes confira seguir um caminho de esclarecer suas mentes, tanto sobre os aspectos que envolvem a política quanto a noção própria condição humana. Ao final, se espera que as conclusões acerca do tema possam contribuir para uma objetivação do ideal de uma democracia com maior clareza e autonomia, participação e equilíbrio com o uso da razão. Abstract : The present work refers to the teaching of political philosophy regarding its social and democratic necessity, its methodologies and the possibility of enlightening people. Our goal is to demonstrate how and why this kind of educational work is needed, especially as philosophical contributions, to resurrect the problems we have to face and to demonstrate how specific methods can be used without focusing on the development of human reason. In addition, a conceptual and explanatory approach will be taken on how to link the process of linking education with policy through enlightenment, autonomy and emancipation. To this end, it seeks to reference the territory of philosophy and teaches what can contribute to the development of the theme of the work, making as due considerations about the above, and as applicable caveats, within the perspective that is objected. How the teaching methodologies of political philosophy, which are dealt with here, are related to and focused on the possibilities of reason, mode, or philosophizing of students who hear a path of clarifying their minds, both about the aspects that involve a policy as well as the notion human condition itself. In the final, hope that the conclusions on the subject can contribute to a goal of ideal democracy with greater clarity and autonomy, participation and balance with the use of reason.