Parâmetros e indicadores de qualidade na educação infantil : uma análise dos resultados nos centros municipais educação infantil do município de Curitiba no ano de 2015
Resumo
Resumo : Neste artigo apresentam-se dados referentes aos resultados dos parâmetros e indicadores de qualidade da educação infantil dos centros municipais de educação infantil do município de Curitiba no ano de 2015. As avaliações institucionais na educação infantil é um campo novo para pesquisa, porém de grande valia para nortear os possíveis caminhos para educação infantil de qualidade, mesmo que esta "qualidade" perpasse por diferentes critérios e indicadores. Encontram-se hoje algumas lacunas no que se refere às avaliações institucionais em âmbito escolar, mas todas estas avaliações almejam chegar a um denominador comum: contribuir de modo significativo na qualidade da educação. Desse modo esta pesquisa tem como objetivo analisar e refletir a cerca resultados tabulados nas Avaliações dos Parâmetros e Indicadores de Qualidade dos Centros Municipais de Educação Infantil no município de Curitiba. A metodologia utilizada constituiu-se do uso de pesquisa bibliográfica tendo como base os documentos norteadores dos Parâmetros e Indicadores de Qualidade na Educação Infantil de Curitiba (2009) e os autores Dias (2003), Sousa (1995), Alavarse et al. (2013), Moro et al. (2014). A pesquisa viabilizou percepções entre os dados coletados nas avaliações institucionais, bem como aspectos reais das instituições, indicando que a hipótese é que, não necessariamente, essa avaliação representa a real condição da escola, gerando problemas inclusive na formulação e execução de políticas educacionais. Abstract : This article presents data regarding the results of the parameters and indicators of quality of pre-school education in the municipal schools of the city of Curitiba in the year 2015. The institutional evaluations in the education of children is a new field for research, but of great value to guide the possible paths to quality child education, even if this "quality" goes through different criteria and indicators. There are now some gaps in school-based institutional assessments, but all these evaluations aim to reach a common denominator: to make a significant contribution to the quality of education. Thus, this research aims to analyze and reflect on the results tabulated in the Assessments of Parameters and Quality Indicators of the Municipal Centers of Early Childhood Education in the city of Curitiba. The methodology used consisted of the use of bibliographical research based on the guiding documents of Parameters and Quality Indicators in Early Childhood Education in Curitiba (2009) and the authors Dias (2003), Sousa (1995), Alavarse et al. (2013), Moro et al. (2014). The research enabled perceptions between the data collected in the institutional evaluations, as well as real aspects of the institutions, indicating that the hypothesis is that, not necessarily, this evaluation represents the real condition of the school, generating problems even in the formulation and execution of educational policies.
Collections
- Políticas educacionais [104]