Política de distribuição de matrículas no município de Pinhais : acesso à escola e oportunidades educacionais
Resumo
Resumo : Este estudo procura compreender os mecanismos de alocação dos estudantes, no município de Pinhais- PR. Trata-se de uma investigação que busca discutir como se dá a atual política de distribuição dos estudantes e as razões para a sua implementação. Tendo como objetivo investigar a questão do acesso à educação básica, focando nas políticas de distribuição de oportunidades educacionais e suas relações com a segregação escolar. A análise foca-se no município de Pinhais, haja vista que esse faz o processo de alocação dos estudantes por meio de um sistema misto, utilizando o sistema de georreferenciamento, bem como há a possibilidade de escolha pelos pais, mães e responsáveis. A reflexão é importante porque ao democratizar o ensino fundamental, novas formas de exclusão limitam o acesso à educação de qualidade, a falta de condições de qualidade para todos, contribui para a diferenciação entre as escolas públicas de ensino. Esta distinção é revelada na capacidade dessas de produzir credenciais socialmente valorizadas, que contribuem para as desigualdades educacionais. A pesquisa contou com a realização de entrevista com a servidora do município de Pinhais, responsável pelo setor de matrículas. As análises indicam que apesar do município permitir a escolha das escolas pelos pais, essa é limitada devido ao não oferecimento de transporte pelo município. Além disso, percebe-se que as escolas mais procuradas são aquelas que tem atendimento integral o que diferencia um pouco dos estudos que sugerem que as escolas mais procuradas são as escolas entendidas como de prestígio. Considera-se que o estudo contribui para a compreensão do acesso à educação de qualidade e para pensar a questão das desigualdades educacionais. Abstrac : This study seeks to understand the mechanisms of student allocation in the municipality of Pinhais-PR. It is an investigation that seeks to discuss how the current distribution policy of students is given and the reasons for its implementation. Aiming to investigate the issue of access to basic education, focusing on the policies of distribution of educational opportunities and their relations with school segregation. The analysis focuses on the municipality of Pinhais, since it does the process of allocating students through a mixed system, using the georeferencing system, as well as the possibility of choosing for parents, mothers and caregivers. Reflection is important because when democratizing primary education, new forms of exclusion limit access to quality education, lack of quality conditions for all, and contribute to the differentiation between public schools. This distinction is revealed in their ability to produce socially valued credentials, which contribute to educational inequalities. The research was conducted with an interview with the server of the municipality of Pinhais, responsible for the enrollment sector. The analyzes indicate that although the municipality allows the choice of schools by the parents, this is limited due to the lack of transportation offered by the municipality. In addition, it can be seen that the most sought-after schools are those that have full attendance, which differs somewhat from the studies that suggest that the most sought-after schools are understood as prestigious schools. It is considered that the study contributes to the understanding of access to quality education and to thinking about educational inequalities.
Collections
- Políticas educacionais [104]