Mostrar registro simples

dc.contributor.authorVieira, Sandra Mara dos Reis, 1968-pt_BR
dc.contributor.otherGuimarães, Sandra Regina Kirchner, 1954-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2021-06-09T12:21:50Z
dc.date.available2021-06-09T12:21:50Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/70629
dc.descriptionOrientadora: Profª. Dra Sandra Regina Kirchner Guimarãespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 25/09/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Nos últimos anos houve uma mudança significativa de concepções a respeito dos aspectos que influenciam a aprendizagem da leitura e da compreensão de textos. Os pesquisadores, desta área, passaram a se questionar e a investigar quais seriam as intervenções pedagógicas mais apropriadas para o aprimoramento das estratégias cognitivas que permite ao leitor construir significados para dar sentido ao texto escrito. Alguns estudos mostram que a leitura que combina a exatidão na decodificação de palavras (precisão), o reconhecimento rápido e automático de palavras (velocidade) e a expressividade durante a leitura (prosódia), é um indicador de que o leitor entende o que está lendo, por isso argumentam que intervenções que se concentram no desenvolvimento destes componentes produzem melhoras tanto na fluência como na compreensão leitora. Entretanto, outros estudos têm revelado que o ensino da compreensão, com foco nos processos cognitivos e metacognitivos, colabora mais expressivamente para o desenvolvimento da compreensão de textos. A partir de tais considerações, o presente estudo realizou duas intervenções pedagógicas, uma focalizando os componentes da fluência em leitura e a outra os componentes da compreensão leitora (compreensão literal, inferencial, de reorganização e crítica), analisando antes e após as intervenções o desempenho dos participantes tanto em fluência como em compreensão da leitura. Participaram da pesquisa 62 alunos, do 4º ano do Ensino Fundamental de escolas do município de Ourinhos/SP, com idade média de 9,4 anos, que foram distribuídos em três grupos, dois grupos experimentais e um controle. Um dos grupos experimentais, Grupo I, foi submetido a 20 sessões de intervenção na compreensão da leitura o outro grupo experimental, Grupo II, participou de 20 sessões de intervenção na fluência da leitura. Os dados obtidos foram analisados por meio do programa Statitical Package for Sciences (SPSS). Os resultados mostraram que, antes da intervenção, o desempenho dos participantes tanto em fluência como em compreensão leitora era igual nos três grupos. Ao final da pesquisa, as análises estatísticas realizadas evidenciaram, no que se refere à fluência, que os três grupos permanecem não mostrando desempenho significativamente diferente entre si e as análises intragrupo (comparando o desempenho no pré com o do pós-teste) mostram que todos os grupos (independentemente de terem recebido intervenção) tiveram significativa melhora de desempenho em velocidade e prosódia. Contudo, no que se refere à compreensão leitora, as análises intragrupo mostraram que os participantes dos grupos experimentais, Grupo I e II, apresentaram após o período de intervenção desempenho significativamente melhor quando comparado ao do pré-teste, o que não ocorreu com o grupo controle. Acrescenta-se que, na comparação do desempenho dos grupos em compreensão, os resultados evidenciaram que os participantes do programa de ensino da compreensão da leitura, elaborado por Godoy et al., Grupo I, obteve desempenho significantemente melhor que os outros dois grupos, ocasionado pelo avanço significativo do desempenho em compreensão literal e inferencial. No que se refere às correlações entre as variáveis do estudo, a análise dos dados obtidos no pós-teste mostrou uma correlação positiva e estatisticamente significativa entre a compreensão leitora (considerando os componentes/níveis em conjunto) e cada um dos componentes da fluência (velocidade, precisão e prosódia), sendo que: a compreensão literal se correlacionou apenas com a precisão; a compreensão inferencial se correlacionou com a velocidade e a prosódia; a reorganização se correlacionou com velocidade e a prosódia; e a compreensão crítica não apresentou correlação com os componentes da fluência. Os resultados deste estudo mostraram que os alunos com maiores desempenhos em compreensão leitora leem com maior fluência, independentemente de terem participando de intervenção com atividades específicas para a melhora da fluência. Assim, na busca da identificação do ensino que contribui mais especificamente com a compreensão da leitura, conclui-se que, embora o ensino da fluência tenha contribuído para a melhora do desempenho na compreensão de textos, foi o ensino explicito da compreensão (com foco na utilização e no monitoramento das estratégias de leitura) que possibilitou um avanço mais expressivo no desempenho dos alunos, ou seja, de maior magnitude. Acredita-se que este resultado se deve ao fato de que este tipo de intervenção possibilita que os estudantes reflitam sobre as diversas dimensões do texto, levando em conta também os fatores do contexto que afetam a compreensão do que é lido, resultando em um expressivo aprimoramento da compreensão de textos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In the last few years, there has been a significant change of conceptions regarding the aspects that influence the learning of reading and text comprehension. Researchers of this field started questioning themselves and investigating which pedagogical interventions would be the most appropriate for the enhancement of cognitive strategies that allow the reader to construct meanings to give sense to the written text. Some studies show that the reading that combines the accuracy on word decoding (precision), the fast and automatic recognition of words (speed) and the expressiveness during the reading (prosody), is an indicator that the reader understands what he or she is reading, that is why they argue that interventions that concentrate on the development of these components improve fluency as well as reading comprehension. However, other studies have been revealing that the teaching of comprehension focused on cognitive and metacognitive processes collaborate more expressively for the development of text comprehension. From such considerations, this paper performed two pedagogical interventions, the first focused on the components of fluency in reading, and the second on the components of reading comprehension (literal, inferential, of reorganization and critical), analyzing before and after the interventions the performance of the participants in fluency as well as reading comprehension. 62 fourth graders of elementary schools of Ourinhos/SP, average age of 9.4 years old, participated in the research and were distributed in three groups, two experimental and one control. One of the experimental groups, Group I, was submitted to 20 interventional sessions on reading comprehension, and the other experimental group, Group II, participated in 20 interventional sessions on reading fluency. The obtained data were analyzed through the Statistical Package of Sciences (SPSS) program. The results showed that, before the intervention, the participants' performance on fluency as well as on reading comprehension was the same in the three groups. At the end of the research, the statistical analyses carried out showed that, regarding fluency, the three groups remain not showing significantly different performance among them, and the intragroup analyses (comparing pre and post test performances) show that all the groups (regardless of having received the intervention) had significant improvement of performance on speed and prosody. However, regarding reading comprehension, the intragroup analyses showed that the participants from experimental groups, Group I and II, presented after the intervention period significantly greater performance when compared to the pre-test one, which didn't occur with the control group. Furthermore, by comparing the comprehension performance of the groups, the results showed that the participants of the teaching program of reading comprehension, elaborated by Godoy et al., Group I, obtained significantly greater performance than the other two groups, caused by the significant improvement of the performance in literal and inferential comprehension. As to the correlations between the variables of the study, the analysis of the data obtained in the post-test showed a positive and statistically significant correlation between reading comprehension (considering the components/levels together) and each one of the fluency components (speed, precision and prosody), being: the literal comprehension correlated only with the precision; the inferential comprehension correlated with the speed and the prosody; the reorganization correlated with the speed and the prosody; and the critical comprehension didn't show any correlation with the fluency components. The results of this study showed that the students with greater performance in reading comprehension read with greater fluency, regardless of having participated in intervention with specific activities for fluency improvement. Thus, in search of the identification of the teaching that contributes more specifically to the reading comprehension, the conclusion is that, although the teaching of fluency contributed to the development of performance in text comprehension, it was the explicit teaching of comprehension (focused on the use and monitoring of reading strategies) that enabled a more important development of performance, that is, a development of greater magnitude. It is believed that this result is due to the fact that this type of intervention enables students to reflect on the several dimensions of the text, also considering the context factors that affect the comprehensions of what it is read, resulting in an expressive enhancement of text comprehension.pt_BR
dc.format.extent[253] p. : il. color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCompreensão na leiturapt_BR
dc.subjectLeitura - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLeitura (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleComponentes da fluência e da compreensão da leitura : que papéis desempenham na compreensão de textospt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples