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dc.contributor.advisorFagundes, Maurício Cesar Vitória, 1961-pt_BR
dc.contributor.authorMartins, Carlise Rosana Voss, 1972-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientaispt_BR
dc.date.accessioned2022-04-07T14:41:08Z
dc.date.available2022-04-07T14:41:08Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/70565
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Maurício Cesar Vitória Fagundes.pt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais. Defesa : Matinhos, 02/12/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 94-102pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente estudo aborda a temática da Educação Ambiental no âmbito da Educação Infantil. Trata-se de um tema importante para a formação das crianças, uma vez que estas são sujeitos que podem contribuir para a construção de novos olhares e novas ações nos ambientes em que vivem. Abordar este tema desde a Educação Infantil, representa uma maior probabilidade de sucesso do trabalho educativo em ações ambientais críticas. O objetivo desta pesquisa é compreender como se desenvolve o trabalho com a Educação Ambiental nas instituições de Educação Infantil no município de Araucária. Este objetivo desdobra-se em movimentos que buscam saber como ocorreu a formação dos docentes, como se desenvolvem as práticas pedagógicas, quais são essas ações e como se efetiva o trabalho pedagógico, busca-se também verificar se tais ações estão contempladas no Projeto Político Pedagógico das Unidades Educacionais pesquisadas. No aspecto metodológico, esta é uma pesquisa de cunho qualitativo. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, que foram respondidas pelos profissionais de Educação Infantil, que atuam nas turmas Infantil IV e V, do município de Araucária (PR). Complementando a coleta de dados, foi utilizado o Projeto Político Pedagógico, documento construído por essas unidades no qual descrevem as concepções de educação, infância e ações que realizam com relação à Educação Ambiental. Analisando todo o trabalho, apesar do esforço de alguns profissionais, pode-se dizer que a Educação Ambiental na Educação Infantil ainda está distante do que se espera em contribuição para o desenvolvimento de uma formação crítica, que envolva a participação ativa dos sujeitos para além de uma percepção mais instrumentalizada, que possibilite a compreensão da complexidade socioambiental, essencial para que ocorram transformações em nossa sociedade. Palavras-chave: Educação Ambiental; Educação Infantil; Práticas Pedagógicas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study addresses the issue of Environmental Education in the context of Early Childhood Education. It is an important topic for the instruction of children, since they are subjects that can contribute to forming new views and actions in the environment in which they live. Addressing this issue from early childhood, represents a greater probability of success in this critical subject. This research has as objective understanding how to develop an Environmental Education program for preschool institutions in the city of Araucária, state of Paraná, Brazil. This objective unfolds into an effort to determine how the teachers were trained, how the didactic activities were developed, what these activities are, and how the pedagogical work is executed, it also seeks to verify whether the activities are included in the Pedagogical Political Project for the Educational Units surveyed. In the methodological aspect, this is a qualitative research. Data collection was implemented by means of semi-structured interviews with Preschool professionals who work with Kindergarten years IV and V, in the city of Araucária, PR. A Pedagogical Political Project was used to complement the data collection with a document created by the Educational Units where they describe the concepts of Education, Childhood and the actions they carry out in relation to Environmental Education. Analyzing all the work, it can be said that despite the efforts of some professionals, Environmental Education in Early Childhood Education is still far from achieving its goal of contributing to the development of critical thinking, involving the active participation of the subjects, and a more instrumentalized perception which enables the understanding of socio-environmental complexity, essential for prompting transformations in our society to occur. Keywords: Environmental Education; Early Childhood Education; Pedagogical Practices.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (116 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectMeio ambiente - Educaçãopt_BR
dc.titleEducação ambiental na educação infantilpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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