Quem somos nós? : Voyeurismo midiático e a formação de subjetividades a partir de "O show de Truman"
View/ Open
Date
2021Author
Christoffel, Luisa, 1997-
Metadata
Show full item recordxmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
Monografia Graduação DigitalAbstract
A onipresença dos espaços midiáticos impulsionou a pulsão escópica do homem de ver e ser visto. A prática de se colocar na mídia para sustentar o voyeurismo e o exibicionismo gera questionamentos de quem somos, visto que a nossa imagem está em toda parte (VIRILIO, 1998). Assim, a partir da articulação dos conceitos de voyeurismo midiático e subjetividades, o objetivo deste artigo é compreender como os modos de ser do indivíduo são produzidos por um novo dispositivo de controle. Por meio da análise fílmica proposta por Penafria (2009) e Casetti e Di Chio (1991), pretende-se visualizar na prática o efeito da mídia na formação de subjetividades a partir do filme O Show de Truman (1998). Como resultado, ao oferecer uma visão sobre a multiplicidade dos modos de ser configurados pela mídia, pode-se concluir que esta pesquisa é apenas um dos caminhos rumo a compreensão das consequências do voyeurismo midiático nos dias modernos.
Collections
- Publicidade e Propaganda [173]