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dc.contributor.authorSchwarz, Juliana Corrêa, 1976-pt_BR
dc.contributor.otherCamargo, Denise de, 1951-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2021-05-10T22:32:57Z
dc.date.available2021-05-10T22:32:57Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/70465
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Denise de Camargopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 16/11/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 203-216pt_BR
dc.description.abstractResumo: A pesquisa possui como objetivo geral propor um modelo de intervenção em grupo de apoio social à estudantes com baixo desempenho acadêmico. Trata-se de uma pesquisa-intervenção de caráter exploratório e de natureza qualitativa. Entrevistas semiestruturadas foram realizadas e questionários de complemento de frases foram aplicados a nove estudantes com histórico de reprovação em disciplinas de um centro universitário privado de Curitiba, que também participaram de um grupo de apoio social composto por quatro encontros desenhados partindo-se dos pressupostos da teoria da atividade reflexiva, abordagem contemporânea construída a partir dos fundamentos da psicologia histórico-cultural. Os dados coletados das entrevistas e do grupo de apoio social foram analisados por meio do processo de codificação e categorização temática; as respostas ao questionário de complemento de frases foram interpretadas por meio do software IRAMUTEQ e por meio da análise comparativa entre respostas do antes e depois do grupo de apoio social. A categoria "atividade reflexiva" foi estabelecida a partir do estudo do quadro teórico que embasa esta pesquisa. Outras duas categorias, "da passividade da educação básica ao 'se vira' na faculdade" e "resultados da intervenção no grupo de apoio", foram desenvolvidas a partir da apreciação dos dados coletados dos participantes. O Ensino Médio é visto como uma etapa que não prepara o estudante suficientemente para o Ensino Superior, percebido como mais exigente e que cobra do estudante uma postura mais independente e autônoma. Novos modos de ação foram elaborados para o enfrentamento do baixo desempenho, durante os grupos de apoio social e sete dentre os nove participantes os colocaram em prática. Os problemas identificados pelos participantes como causas do baixo desempenho acadêmico foram falta de concentração, de foco e dificuldades de administração de tempo. Apesar de os participantes passarem pela experiência de reprovação, o autoconceito geral é de que são alunos dedicados, mas que precisam estudar mais para alcançar melhores resultados. Observa-se uma correlação complexa entre autoconceito e baixo desempenho acadêmico: o histórico escolar anterior, as oportunidades desfrutadas, o apoio familiar, os recursos materiais, o tempo direcionado aos estudos e a vida profissional influenciam tanto o autoconceito como o baixo desempenho. O sentido e significado atribuído ao baixo desempenho é bastante particular, mas em comum; após a intervenção, o baixo desempenho é compreendido como um fenômeno possível de ser superado. Ainda após a intervenção, percebeu-se a ampliação do autoconceito, que aconteceu por meio do reconhecimento das próprias potencialidades e habilidades (recursos pessoais). O grupo de apoio social representou, assim, um recurso que facilitou a reflexão e a colaboração em termos emocionais, instrumentais e informacionais entre os participantes. Palavras-chave: Grupo de apoio social. Universitário. Baixo desempenho acadêmico. Teoria da atividade reflexiva. Psicologia Histórico-Cultural.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The research has as general objective to propose a model of intervention in a group of social support to students with low academic performance. It is an exploratoryqualitative research-intervention. Semi-structured interviews were carried out and sentence completion questionnaires were applied to nine students with a history of failing subjects in a private university center in Curitiba, who also participated in a social support group composed of four meetings designed based on the assumptions of the theory. reflective activity, contemporary approach built from the foundations of historical-cultural psychology. The data collected from the interviews and the social support group were analyzed through the process of coding and thematic categorization; the responses to the sentence complementary questionnaire were interpreted using the IRAMUTEQ software and through the comparative analysis between responses from before and after the social support group. The category "reflective activity" was established from the study of the theoretical framework that supports this research. Two other categories, "from the passivity of basic education to 'getting by' in college" and "results of intervention in the support group", were developed from the assessment of the data collected from the participants. High School is seen as a stage that does not prepare the student sufficiently for Higher Education, perceived as more demanding and that demands from the student a more independent and autonomous posture. New modes of action were developed to face low performance, during social support groups and seven out of nine participants put them into practice. The problems identified by the participants as causes of poor academic performance were lack of concentration, focus and difficulties in time management. Although the participants go through the failing experience, the general self-concept is that they are dedicated students, but that they need to study more to achieve better results. There is a complex correlation between self-concept and low academic performance: previous school history, opportunities enjoyed, family support, material resources, time spent studying and professional life influence both selfconcept and low performance. The sense and meaning attributed to low performance is quite particular, but in common; after the intervention, low performance is understood as a phenomenon that can be overcome. Even after the intervention, there was an increase in self-concept, which happened through the recognition of their own potential and skills (personal resources). The social support group thus represented a resource that facilitated reflection and collaboration in emotional, instrumental and informational terms among the participants. Keywords: Social Support Group. University student. Academic failure. Reflective Activity Approach. Historical-Cultural Psychologypt_BR
dc.format.extent1 arquivo (232 p.) : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEstudantes universitarios - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectEstudantes - Reprovaçãopt_BR
dc.subjectEstudantes - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectPsicologia educacionalpt_BR
dc.subjectEnsino superior - Programa de atividadespt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleEstudantes com baixo desempenho acadêmico : proposta de intervenção a partir da psicologia histórico-culturalpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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