Show simple item record

dc.contributor.advisorSilva, Rossano, 1978-pt_BR
dc.contributor.authorHirata, Cely Kaori, 1983-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2021-05-11T15:24:30Z
dc.date.available2021-05-11T15:24:30Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/70248
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Rossano Silvapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 30/11/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 217-223pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa teve como objetivo central analisar como o processo de ressignificação de imagens poderia contribuir para a ampliação de atitude reconstrutiva de estudantes da educação básica a partir de experimentação com colagem digital na disciplina de Arte. Como metodologia de trabalho, foi desenvolvida pela professora-pesquisadora uma intervenção pedagógica junto a estudantes de ensino médio de uma escola pública situada no município de Jaguariaíva/PR. Mediante abordagem de ensino que parte de uma perspectiva autorreflexiva em relação às manifestações da cultura visual presentes na vida dos estudantes, os caminhos desta investigação foram orientados a partir da seguinte problemática: De que maneira a mediação docente poderia gerar experiências reconstrutivas afetando aqueles que delas partilham, a começar pelo próprio agente propositor da ação? Para a etapa de coleta e análise de dados foram utilizados os seguintes instrumentos: caderno de anotações da professora-pesquisadora, assim como elementos orais, escritos e visuais dos participantes. Sobre os resultados observados, pôde-se verificar que as proposições desenvolvidas neste projeto contribuíram para o favorecimento da autoconsciência do estudante através do exercício da ressignificação de suas narrativas com a apropriação de imagens que habitam e dialogam com as suas versões e visões sobre o mundo. Embora os estudantes pertençam à geração de usuários habituados ao uso de tecnologias digitais de informação e comunicação, o presente estudo aponta para horizontes possíveis em relação às discussões acerca da cultura de consumo e uso de ferramentas digitais para produção reflexiva de conteúdos. Por fim, a relevância do estudo também se configura na problematização de questões relativas à cultura visual pelo viés do letramento midiático na educação, de maneira que esse trabalho possa contribuir com os estudos relacionados aos modos de percepção de determinadas fontes de imagem em relação à construção das representações sociais de diferentes épocas e lugares, provocando os estudantes a refletirem sobre como a linguagem visual presente em diferentes mídias digitais imbrica-se nos aspectos reforçadores de narrativas tanto dominantes quanto marginais de diferentes contextos sociais. Palavras-chave: Mediação. Cultura visual. Colagem digital. Intervenção pedagógica. Experiência reconstrutiva.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The main objective of this research was to analyze how the image re-signify process could contribute to the expansion of the reconstructive attitude of basic education students from experimentation with digital collage in the Art subject. As a work methodology, the teacher-researcher was developed a pedagogical intervention whith high school students from a public school in the municipality of Jaguariaíva/PR. Through a teaching approach that starts from a self-reflective perspective in relation to the manifestations of visual culture present in the students' lives, the paths of this investigation were guided by the following question: How can teaching mediation generate reconstructive experiences affecting those who share them, starting with the agent who proposes the action? Were used the following instruments for the stage of data collection and analysis: teacher-researcher?s notebook, as well as oral, written and visual elements of the participants. Regarding the results obtained, it was possible to verify that the propositions developed in this project contributed to the favoring of the student's self-awareness through the exercise of re-signify their narratives with the appropriation of images that reside and dialogue with their versions and views about the world. Although students belong to the generation of users accustomed to the use of digital information and communication technologies, the present study points to possible horizons in relation to discussions about consumer culture and the use of digital tools for reflective content production. Finally, the relevance of the study is also configured in the problematization of issues related to visual culture through the via of media literacy in education, so that this work can contribute to studies related to the modes of perception of certain image sources in relation to the construction of social representations of different times and places, causing learning actors to reflect on how the visual language present in different digital media is embedded in the reinforcing aspects of both dominant and marginal narratives from different social contexts. Keywords: Mediation. Visual culture. Digital collage. Pedagogical intervention. Reconstructive experience.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (246 p.) : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPedagogia criticapt_BR
dc.subjectArte digitalpt_BR
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectTecnologia - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectCognição e culturapt_BR
dc.subjectComunicação visualpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleMediação do professor orientada para uma experiência reconstrutiva : colagens digitais numa perspectiva de ressignificação de imagenspt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record