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dc.contributor.authorPrado, Patrícia, 1994-pt_BR
dc.contributor.otherMeucci, Simone, 1970-pt_BR
dc.contributor.otherGuérios, Paulo Renato, 1971-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.date.accessioned2021-04-15T21:58:55Z
dc.date.available2021-04-15T21:58:55Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/70167
dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Simone Meuccipt_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof. Dr. Paulo Renato Gueriospt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Defesa : Curitiba, 19/08/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 138-143pt_BR
dc.description.abstractResumo: Essa pesquisa teve por objeto os acervos documentais de Cecília Maria Westphalen (19272004), historiadora, e Pórcia Guimarães Alves (1917-2005), educadora. Seus arquivos foram confeccionados durante suas vidas e doados, postumamente, ao arquivo do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná (Pórcia) e ao arquivo do Departamento de Arquivo Público do Estado do Paraná (Cecília). Ambas foram professoras da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Paraná (FFCLPR) de 1950 até finais da década de 1980, quando se aposentaram. Meu interesse esteve na compreensão de suas memórias sobre a FFCLPR no período de 1950 a 1970. Através de etnografias nos arquivos, os considerei como dotados de lógicas de intenção autobiográfica. Isto é, tomei os respectivos acervos como espaços de fabricação retrospectiva do eu, nos quais estiveram em jogo atribuições de sentidos as suas vidas. Por isso, e baseando-me em meu campo etnográfico, mobilizei a ideia de gestão da memória, de Michel Pollak, no contexto de uma pesquisa em acervos pessoais. Busquei compreender como, na amálgama de fatores existentes nos referidos arquivos, circulavam interesses na evocação de determinadas memórias em detrimento de outras. Para compreender essa seletividade, atinei primeiramente aos locais de depósito, a fim de examinar os vínculos entre as professoras e as instituições que conservam suas memórias arquivadas; posteriormente, observei a seleção documental segundo a qual se baseou a produção desses acervos, com vistas a perceber aquilo que foi guardado sobre a FFCLPR face aos demais temas, atores e eventos anunciados ao longo dos acervos. Dessa análise, considerei haver duas formas de recordação da FFCLPR nos citados acervos: tática e desconexão. A primeira, relativa as lembranças de Cecília, anunciava a FFCLPR como espaço de realização, recursos e competitividade; a segunda, urdida no acervo de Pórcia, compreendia a Faculdade como local ambíguo de formação intelectual mas não de realização profissional. Em meu entendimento, ambas lembranças referiam-se 1) a maneiras de exercer o oficio acadêmico entre 1950 e 1970 e 2 ) a percepções de si como intelectuais. Com base em uma análise elisiana das redes de interdependência manifestas nas recordações arquivadas, interpretei tais narrativas como atreladas a processos microsociais relativos: as próprias formas como ambas buscaram construir seus eus nos arquivos, bem como a processos macropolíticos de redefinição da ossatura institucional das universidades brasileiras. Com efeito, a análise destes acervos permite compreender tanto as transformações locais da atividade intelectual quanto as redefinições nacionais do exercício acadêmico e da prática intelectual universitária. Palavras-chaves: Memória. Arquivos Pessoas. Cecília Maria Westphalen. Pórcia Guimarães Alves. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Paraná. Mulheres Intelectuais.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research had as object the documentary collections of Cecilia Maria Westphalen (19272004), historician, and Pórcia Guimarães Alves (1917-2005), educator. Their archives were made during their lives and donated posthumously to the archives of the Instituto Histórico e Geográfico do Paraná (Pórcia) and to the archives of the Departamento de Arquivo Público do Estado do Paraná (Cecilia). Through ethnographies in the archives, I considered them as endowed with logics of autobiographical intention. That is, I took the respective collections as spaces for the retrospective manufacture of the self, in which meanings were attributed to their lives. For this reason, and based on my ethnographic field, I mobilized the idea of memory management, by Michel Poliak, in the context of a research on personal collections. I tried to understand how, in the multiples factors existing in the referred archives, interests circulated in the evocation of certain memories in detriment of others. To understand this selectivity, I first looked at the places of deposit, in order to examine the links between the teachers and the institutions that keep their memories on file; subsequently, I observed the documentary selection according to which the production of these collections was based, in order to understand what was kept about the FFCLPR in view of the other themes, actors and events announced throughout the collections. From this analysis, I considered that there are two ways of remembering the FFCLPR in the aforementioned collections: tactics and disconnection. The first, related to Cecilia's memories, announced the FFCLPR as a space for achievement, resources and competitiveness; the second, woven into the Porcia collection, understood the Faculty as an ambiguous place for intellectual training but not for professional achievement. In my understanding, both memories referred to 1) ways of exercising the academic profession between 1950 and 1970 and 2) perceptions of themselves as intellectuals. Based on an elisian analysis of the interdependence networks manifested in the archived memories, I interpreted these narratives as linked to relative microsocial processes: the very ways in which both sought to build their selves in the archives, as well as the macro-political processes of redefining the institutional structure of Brazilian universities. Indeed, the analysis of the respective collections allows us to understand both the local transformations of intellectual activity and the national redefinitions of academic exercise and university intellectual practice. Keywords: Memory. Personal Archives. Cecilia Maria Westphalen. Pórcia Guimarães Alves. Memory. Faculty of Philosophy, Sciences and Letters ofParaná. Intellectual Womenpt_BR
dc.format.extent152 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectFaculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Paraná - Históriapt_BR
dc.subjectMemoriapt_BR
dc.subjectMulheres intelectuaispt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.titleIntelectuais e arquivos : memórias sobre a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Paraná nos arquivos de Cecilia Maria Westphalen e Pórcia Guimarães Alvespt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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