Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSouza, Gizele de, 1970-pt_BR
dc.contributor.authorBarbosa Sobrinho, Maria Evanilde, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-07-07T15:06:12Z
dc.date.available2022-07-07T15:06:12Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/70119
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Gizele de Souzapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 29/03/2016pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 150-154pt_BR
dc.description.abstractResumo: A pesquisa tem por objeto de estudo a obrigatoriedade escolar na instrução pública primária no Território Federal do Acre (1920-1950). Deste modo, esta tese busca identificar e analisar como a questão da instrução pública primária foi se constituindo no Território do Acre nas décadas de 1920 a 1950, tendo a questão da obrigatoriedade escolar como elemento basilar desse processo. Neste sentido, o que se intenta examinar é como a questão da obrigatoriedade escolar foi capaz de organizar e ordenar a instrução pública primária no Território do Acre. Para tanto, objetiva-se identificar quais estratégias foram utilizadas para que as famílias enviassem seus filhos à escola; qual a postura da família frente à questão da obrigatoriedade escolar; e, ainda, qual foi a participação dos professores acreanos nesse processo de instrução pública gratuita e obrigatória. Diante do exposto, buscam-se responder as seguintes questões: - Como a necessidade de escolarizar a infância era percebida, compreendida e explicada pelos agentes responsáveis pela educabilidade da infância (pais, governantes e professores) no Território do Acre? - Em que condições a questão da obrigatoriedade escolar do ensino primário foi instituída e quais argumentos foram utilizados para que a mesma se efetivasse ou não na região acreana? A hipótese que sustenta essa pesquisa é a de que a necessidade de escolarizar a infância acreana demandou uma exigência de reconfiguração da instrução pública primária, cujo intuito era o de produzir sujeitos capazes de se tornarem fator de progresso individual, que pudessem contribuir diretamente para o desenvolvimento da região acreana, bem como da Nação brasileira. Daí, a suposição de que a escolarização da infância acreana representou um elemento circundante desse processo de instauração e normatização da educação pública primaria. Os conceitos que ancoram a tese são o de representações, práticas, apropriações (CHATIER, 2004) e o de teoria das práticas culturais de Certeau (1999). As fontes interrogadas estão separadas em fontes governamentais (documentos recebidos e enviados pelos governantes, a saber, minutas, memorandos, telegramas, ofícios, decretos, relatórios, regulamentos, portarias e VHS), imprensa periódica (Jornal O Acre), documentos pessoais (cartas recebidas e enviadas por governadores territoriais, professores, alunos e pais de alunos), documentação eclesiástica (livro de tombo da Igreja Católica), fotografias, documentos produzidos na/para a escola (ficha de frequência, relatório de professores, diretores de escola e do órgão responsável pela educação). Palavras-chave: Educação primária. Infância. Obrigatoriedade escolar. Acre.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The research has the object of studys the obligatoriness education in primary public education in the Federal Territory of Acre (1920-1950). In this way, this thesis seeks to identify and analyze how the issue of primary public education was constituted in the Territory of Acre in the decades from 1920 to 1950 with the issue of obligatoriness education as the basic element of this process. In this sense, it intends to examine how the issue of obligatoriness school was able to organize and demand the primary public education in the Territory of Acre. Therefore, the objective is to identify which strategies were used for families to send their children to school; which family stance the question of obligatoriness education; and yet, what was the involvement of teachers in this Acre of obligatoriness public education process. Given the above, we seek to answer the following questions: - What was the need to educate the child was perceived, understood and explained by the agents responsible for childhood education (parents, governors and teachers) in the Territory of Acre? - Under what conditions the issue of school compulsory primary education was introduced and what arguments were used to be effecient or not in the Acre region? The hypothesis and supports of this research is the need to educate the acreana childhood demanded a requirement for reconfiguration of primary public education whose purpose was to produce individuals capable of becoming an individual progress factor that could directly contributory to the development of Acre region and the Brazilian nation. Hence, the supposedly that schooling of Acre childhood represented a surrounding element of the process of establishment and standardization of primary public education. The concepts that anchor the thesis are the representations, practices, appropriations (CHATIER, 2004) and the theory of cultural practices Certeau (1999) examined sources are separated into government sources (documents received and sent by the government, namely drafts , memos, telegrams, letters, decrees, reports, regulations, ordinances and VHS), periodical press (Acre's Journal), personal documents (letters received and sent by territorial governors, teachers, students and parents), ecclesiastical documentation (the book of the fall of the Catholic Church), photographs, documents produced in / to school (attendance sheet, teachers report, school principals and the body responsible for education). The thesis is divided into three chapters. Keywords: Education. Childhood. Obligatoriness education. Acre.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEducação - Brasil - Históriapt_BR
dc.title"A escola é a forja da civilização" : obrigatoriedade escolar no território do Acre (1920-1950)pt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples