dc.contributor.advisor | Beccari, Marcos, 1987- | pt_BR |
dc.contributor.author | Nascimento, Carolina do, 1992- | pt_BR |
dc.contributor.other | Bueno, Juliana, 1980- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Design | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-04-20T22:23:55Z | |
dc.date.available | 2021-04-20T22:23:55Z | |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/70115 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Marcos Namba Beccari | pt_BR |
dc.description | Coorientadora: Profa. Dra. Juliana Bueno | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa : Curitiba, 28/02/2019 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências: p. 159-162 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: A execução de uma prova específica de Desenho de Observação faz parte dos requisitos necessários para a admissão no curso de graduação em Design Gráfico da Universidade Federal do Paraná e, após a conclusão do vestibular e admissão dos novos alunos, o Desenho de Observação, dessa vez na forma de disciplina obrigatória, compõe a grade curricular do curso. A pertinência do ensino da mesma é um tema frequentemente debatido dentro do âmbito acadêmico e é possível perceber uma clara divisão de opiniões quando observado o currículo de cursos semelhantes ao caso paranaense. O interesse pela área de desenho de observação surgiu após dois anos de prática de iniciação à docência, onde foram acompanhadas as aulas das disciplinas de Desenho de Observação I e II, ministradas para os alunos do primeiro ano do curso de graduação da UFPR, nos anos de 2017 e 2018. O aprendizado gerado por essa experiência, aliado a uma revisão da literatura, trouxe questionamentos relativos à relevância da matéria no currículo do curso, e no an-seio de sanar essas indagações foi realizado um estudo de caso com base em um levantamento documental e questionários com grupos de estudantes ingressos e egressos do curso. Os resultados levaram ao entendimento do estado atual do curso, à defesa do ensino de Desenho de Observação e à reflexão de como melhor inseri-lo dentro do contexto do curso de design; após a triangulação de dados, foi elaborada também a proposta para uma nova ementa para a disciplina. Espera-se que o produto final desta pesquisa auxilie na reformulação do currículo do curso e, consequentemente, aumente a qualida-de do ensino. PALAVRAS-CHAVE Currículo; desenho de observação; design; ensino superior. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: Carrying out an Observational Drawing test is part of the requirements needed to fulfill in order to enter in the Universidade Federal do Paraná graphic design graduation course, and even after the entrance exam conclusion and the students' admission, the Observational Drawing is still part of the course curriculum, this time as a mandatory discipline, compounding the course curriculum. The relevance in teaching observational drawing to graduate students is a theme often debated inside the academic scope, and it is possible to notice a conflict in the opinions when analyzing other Brazilian universities' educational plans. The interest in the Observational Drawing area came up after two years of initiation teaching practice, keeping up with the Observational Drawing I and II classes taught to first-year students at UFPR, in the years of 2017 and 2018. The knowledge acquired by this experience, allied with a literary review, brought forward questionings about the relevance of this discipline inside the design program. Wishing to bring answers to the newly discovered questions, this research started with a case study based upon documental re-search and questionnaires applied to different student groups in order to understand the actual course state, the defense of Observational Drawing classes, and how better teach it inside the design context. After the data triangulation, a new discipline syllabus was proposed. Is expected this new proposal help teachers in planning observational design classes and, therefore, bring up the quality of the graphic design course. KEYWORDS Curriculum; observational drawing; design; graduation. | pt_BR |
dc.format.extent | 226 p. : il. (algumas color.). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Design | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.title | O desenho e o design : um estudo de caso sobre a disciplina de desenho de observação no curso de Design Gráfico da Universidade Federal do Paraná | pt_BR |
dc.type | Dissertação Digital | pt_BR |