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dc.contributor.advisorRazera, Dalton Luiz, 1954-pt_BR
dc.contributor.authorBarauna, Deborapt_BR
dc.contributor.otherSilva, Denise Abatti Kasperpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.date.accessioned2021-03-30T23:26:10Z
dc.date.available2021-03-30T23:26:10Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/70094
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Dalton Luiz Razerapt_BR
dc.descriptionCoorientadora: Profa. Dra. Denise Abatti Kasper Silvapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa : Curitiba, 12/04/2018pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.214-232pt_BR
dc.description.abstractResumo: Na sociedade contemporanea pos-industrial, a urgencia e por novas formas de projetar as coisas, trata-se do desenho de um novo mundo material. Esse e um conceito que se refere a natureza e suscita uma interdependencia entre as atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovacao (PD&I) em materiais, tecnologias e produtos, o design de materiais. Neste contexto, a inovacao de significado e um tipo de inovacao radical, guiada pelo design, que busca fazer sentido as coisas e, com isso, oportuniza a disrupcao. Porem, a inovacao de significado exige multiplas capacidades dos individuos e demanda das areas tecnicas e cientificas a formacao de uma nova cultura humana transdisciplinar para a integralidade e simultaneidade das acoes necessarias. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi construir um processo de multiplas aprendizagens para a inovacao de significado, promovendo o desenvolvimento de pessoas e projetos de PD&I no design de materiais. O metodo construtivista aplicado para tanto foi o design science research, que considera a utilidade do objeto construido no mundo real. Desta forma, dois workshops foram realizados para duas realidades brasileiras de ciencia e tecnologia, a fim de avaliar a utilidade do processo construido. Antes, diversos procedimentos tecnicos foram empregados para a conscientizacao e concepcao da proposta, tais como: pesquisa bibliografica e documental; mapeamento; quadros contextuais e conceituais e prototipagem da ideia ate a proposicao da modelagem e do design final do processo. Os resultados do estudo partiram do uso abdutivo de sete conceitos emergentes da sociedade pos-industrial e seus fundamentos (inovacao social; inteligencia coletiva; economia do conhecimento; era do design; era da informacao; economia criativa e era da complexidade). Esses conceitos foram relacionados a competencias requeridas (colaboracao; interacao; aprendizagem; inovacao guiada pelo design; linguagem de comunicacao; criatividade e visao holistica) que resultaram em principios de funcionamento para o processo. Tais principios foram combinados a bases teoricas de conhecimento do design, da gestao do conhecimento e da aprendizagem humana, o que permitiu criar uma concepcao multipla de aprendizagem e uma estrutura para o processo. A aplicacao de um piloto forneceu as primeiras orientacoes de melhorias para o design do processo, depois, com o desenvolvimento em si dos workshops em contextos reais, novos refinamentos foram realizados. Na realizacao dos workshops, o desempenho do processo foi considerado bom a excelente entre os dois grupos participantes, obtendo media 4,8 em um escala de 1 a 5 pontos. Esses grupos tambem relataram o processo como um meio de estimulo a colaboracao e criatividade, uma pratica de autoconhecimento e um promotor da mudanca de cultura para a transdisciplinaridade. O processo tambem permitiu, no ponto de vista dos participantes, clarificar as atividades de PD&I. Enfim, durante os workshops foi evidenciado a falta de conhecimento dos grupos quanto aos conteudos da pratica de inovacao de significado, validando a proposta do estudo como um processo de aprendizagem. Sobretudo, com a conclusao do estudo, foi desenvolvido um framework sobre a modelagem e o design do processo, sendo esse denominado de [maiS], a fim de orientar futuras aplicacoes da pratica na sociedadept_BR
dc.description.abstractAbstract: In post-industrial society, the urgency is per new ways of projecting things, it is the design of a new material world. This is a concept that refers to nature and raises an interdependence between the research, development and innovation (RD&I) activities in materials, technologies and products, the materials design. In this context, innovation of meaning is a kind of radical innovation, design driven, that seeks to make sense of things and, thereby, opportunity the disruption. However, the innovation of meaning requires multiple capacities of the individuals and demand of the technical and scientific areas the formation of a new transdisciplinary human culture for the integrality and simultaneity of the necessary actions. Thus, the objective of this study was to build a process of multiple learning for innovation of meaning, promoting the development of people and RD&I projects in the materials design. The constructivist method applied for this was the design science research. This considers the utility of the object built in the real world. In this way, two workshops were applied to two Brazilian realities of science and technology, in order to evaluate the usefulness of the process built. Before, several technical procedures were used for the awareness and conception of the proposal, such as: bibliographical and documentary research; mapping; contextual and conceptual frameworks and prototyping of the idea until proposition of the modeling and design of the process. The initial results of the study were based on the abductive use of seven emerging concepts of post-industrial society and its foundations (social innovation, collective intelligence, knowledge economy, design age, information age, creative economy and complexity age). These concepts were related to required competencies (collaboration, interaction, learning, design-driven innovation, communication language, creativity and holistic vision) that resulted in operation principles for the process. These principles were combined with theoretical bases of knowledge of the design, knowledge management and human learning, which allowed to create a multiple conception of learning and a structure for the process. The application of a pilot provided the first improvements guidelines for the design of the process, then, with the development of the workshops in real contexts, new refinements were made. In realization the workshops, the process performance was considered good to excellent between the two participating groups, obtaining an average of 4.8 on a scale of 1 to 5 points. These groups also reported the process as a means of stimulating collaboration and creativity, a practice of self-knowledge and a promoter of the change of culture towards transdisciplinarity. The process also allowed, from the point of view of the participants, to clarify the RD&I activities. Finally, during the workshops it was evidenced the lack of knowledge of the groups regarding the contents of the practice innovation of meaning, validating the study proposal as a learning process. Above all, with the conclusion of the study, a framework was developed on the modeling and design of the process, determined of [maiS], in order to guide future applications of practice in societypt_BR
dc.format.extent268 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTransdisciplinaridadept_BR
dc.subjectMetadesignpt_BR
dc.titleMúltiplas aprendizagens para a inovação de signficado [Mais] : competências e roadmaps de PD&I para o desenho de um novo mundo materialpt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


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