Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSikora, Andreia, 1977-pt_BR
dc.contributor.otherRios, Flavia Sant'Anna, 1972-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacionalpt_BR
dc.date.accessioned2021-03-25T21:09:09Z
dc.date.available2021-03-25T21:09:09Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/70034
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Flavia Sant’Anna Riospt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia da Rede Nacional - PROFBIO. Defesa : Curitiba, 26/10/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 71-74pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Ensino de Biologiapt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho apresenta o resultado da aplicação de uma Sequência Didática baseada em Metodologias Ativas de Aprendizagem (ensino por investigação, aprendizagem baseada em equipes e projetos) direcionada ao Ensino Médio. Propõe também uma adaptação dessa sequência, baseada na experiência de aplicação. O tema Anatomia e Fisiologia Humana, foi trabalhado a partir da perspectiva do aparelho locomotor e o modo como se relaciona aos outros sistemas: nervoso, sensorial, tegumentar, endócrino, cardiovascular, respiratório e digestório. Esse tema é relativamente fácil para ser contextualizado e tornar a aprendizagem mais significativa, fazendo sentido à vivência do estudante. O estudo da Anatomia e Fisiologia Humana também permitiu relacioná-lo à temática saúde e qualidade de vida, elementos importantes para uma formação integral do estudante. A metodologia da pesquisa foi descritiva e aplicada com abordagens quali-quantitativa, através da observação, registros escritos e em áudio e questionários aplicados aos estudantes, para analisar a efetividade das metodologias utilizadas no estímulo ao protagonismo. A Sequência Didática desenvolveu-se em 10 momentos onde foram realizadas atividades de simulação, rodas de conversa, discussões em grupos a partir de problematizações, atividades práticas, desenvolvimento de um projeto de pesquisa e Feira de Ciências. Constatou-se que o uso de metodologias ativas aumenta a autonomia, o interesse a motivação. Promoveram ainda a interação entre estudantes, permitindo o crescimento frente ao conhecimento, desenvolvendo e aperfeiçoando habilidades. Palavras-chave: Ensino de Biologia. Metodologias ativas. Autonomia do estudante. Anatomia e Fisiologia Humana.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The following research presents the results of the application of a Didactic Sequence based on Active Learning Methodologies (teaching by investigation, learning based on teams and projects), directed towards High School. It also proposes an adaptation of this sequence, based on the application experience. The theme Anatomy and Human Physiology was studied upon the perspective of the Locomotor Apparatus and how it relates to the other systems: Nervous, Sensory, Integumentary, Endocrine, Cardiovascular, Respiratory, and Digestive. This theme is relatively easy to contextualize and make learning more significant, relating it to the student's life. The study of Anatomy and Human Physiology also allowed to relate it to the thematic of Health and Quality of Life, importante elements for a complete education of the student. The research's methodology was descriptive and applied with qualitative and quantitative approaches, through observation, written and audio records, and questionnaires applied to students, to analyze the effectiveness of the used methodologies in the incentive to protagonism. The Didactic Sequence developed itself in 10 different occasions where were carried out Simulation Activities, Conversation Wheels, Group Discussions Based on Problematizations, Practical Activities, Development of a Research Project, and Science Fair. It was found that the use of Active Methodologies increases autonomy, interest and motivation. It also promotes interaction between students, allowing them to evolve in the face of knowledge, develop and improve skills. Keywords: Biology teaching. Active methodologies. Student autonomy. Human Anatomy and Physiology.pt_BR
dc.format.extent118 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectBiologia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectDidaticapt_BR
dc.subjectAnatomia humanapt_BR
dc.subjectFisiologia humanapt_BR
dc.titleSequência didática com metodologias ativas para o ensino de anatomia e fisiologia humana no ensino médiopt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples