Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPiekarski, Teresa Cristina Trizzolini, 1958-pt_BR
dc.contributor.otherLüders, Valéria, 1962-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.date.accessioned2021-12-20T17:14:43Z
dc.date.available2021-12-20T17:14:43Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/69955
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Valéria Lüderspt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 28/10/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 220-229pt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa estudou os processos criativos musicais do estudante com deficiência intelectual com o uso intencional de ritmo, melodia, andamento e dinâmica (elementos da música) em arranjos, acompanhamentos musicais, ostinatos rítmicos e melódicos (criação musical) no contexto escolar. Para compreender as mudanças ocorridas na educação musical e no contexto escolar nos séculos XX e XXI, os autores de referência foram: Fonterrada (2008, 2011, 2014), Gainza (2011), Brito (2001, 2016, 2019), Beineke (2009, 2012, 2015), Craft (2005), Craft, Cremin, Burnard e Chappel (2007), Burnard (2012) e Webster (2008, 2016ab). As concepções de Vigotski (1997, 2004, 2010, 2011, 2014) sobre a deficiência intelectual, aprendizagem e desenvolvimento, criatividade e a imaginação na infância e na adolescência ofereceram o substrato teórico para o entendimento dos processos criativos musicais da criança com deficiência intelectual. Em relação ao método, optou-se pela pesquisa de estudo de caso, na abordagem qualitativa (CRESWELL, 2014; SAMPIERI, COLLADO, LUCIO, 2013), que possibilitou a investigação minuciosa do objeto de estudo. Foram realizadas onze intervenções (aulas de música) com duas horas/aula cada, em uma escola municipal da cidade de Curitiba/PR. Os participantes foram onze estudantes com deficiência intelectual de uma Classe Especial, na qual a permanência é de caráter transitório. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada com os participantes deste estudo, documentação audiovisual das intervenções e diário de campo. A referida entrevista pesquisava informações para auxiliar na compreensão da aprendizagem e do desenvolvimento musical relacionados à criação musical no contexto escolar dos participantes deste estudo. As particularidades de cada participante foram registradas em uma pauta de observação no decorrer das intervenções. As atividades desenvolvidas foram descritas com o auxílio das imagens em movimento (LOIZOS, 2012; ROSE, 2012). A discussão dos dados foi realizada sob a luz da teoria histórico-social de Vigotski, que apontou que a aprendizagem musical por meio do fazer musical ativo conduziu os participantes ao entendimento dos elementos da música aqui estudados e possibilitou que os utilizassem nas atividades de criação musical no contexto escolar. Isso porque a atividade criativa combinatória se dá por meio da reelaboração de elementos extraídos da realidade e experienciados anteriormente. Além disso, os resultados indicaram que a interação entre os pares e com os adultos podem desencadear os processos criativos musicais. Destaca-se que, frequentemente, as vivências musicais devem ser retomadas com a criança com deficiência intelectual para que os processos criativos sejam incitados. Palavras-chave: Processos criativos musicais. Educação Musical Especial e Inclusiva. Deficiência intelectual. Contexto escolar.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present research was aimed to study the musical creative processes of students through intentional use of rhythm, melody, tempo and dynamics (music elements) in arrangements, musical accompaniments, rhythmic and melodic ostinates (musical creation) in the school context. To understand the changes in music education and the school context in the 20th and 21st centuries, the reference authors were: Fonterrada (2008, 2011, 2014), Gainza (2011), Brito (2001, 2016, 2019), Beineke (2009 , 2012, 2015); Craft (2005); Craft, Cremin, Burnard and Chappel (2007); Burnard (2012) and Webster (2008, 2016ab). Vigotski's (1997, 2004, 2010, 2011, 2014) conceptions about intellectual disability, learning and development, and creativity and imagination in childhood and adolescence offered the theoretical substrate for understanding the musical creative processes of children. Regarding the method, we opted for case study research in the qualitative approach (CRESWELL, 2014; SAMPIERI, COLLADO, LUCIO, 2013), which made possible the detailed investigation of the study object. Eleven interventions (music classes) were carried out, each lasting for two class hours, in a municipal school in the city of Curitiba, Paraná, Brazil. The participants were eleven students of a Special Class, in which the permanence feature is transitory. Data were collected through semi-structured interviews with this study's participants, audiovisual documentation of the interventions and field diary. These interviews seeked for information to assist in the understanding of musical learning and development related to musical creation in the school context of this study's participants. The particularities of each participant were recorded on an observation agenda during the interventions. The activities developed were described with the aid of moving images (LOIZOS, 2012; ROSE, 2012). The discussion of the data was carried out in the light of Vigotski's historical-social theory, which pointed out that musical learning through active musical practice led participants to understand the elements of music studied here and enabled them to use them in musical creation activities in the school context. This is because the combinatorial creative activity takes place through the reworking of elements extracted from reality and previously experienced. In addition, the results indicated that the peer-to-peer and adult-peer interactions can trigger creative musical processes. It is noteworthy that often musical experiences must be maintained with the child so that the creative processes are encouraged. Keywords: Creative musical processes. Special and Inclusive Music Education. Intellectual disability. School contextpt_BR
dc.format.extent1 arquivo (286 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectEducaçao musicalpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectDeficiência Intelectualpt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.titleProcessos criativos musicais do estudante com deficiência intelectual no contexto escolarpt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples