Planolândia, uma metáfora de vários significados aplicada ao ensino de conceitos biológicos
Resumo
Resumo: Esta pesquisa buscou entender algumas das possíveis relações entre Ficção Científica e Ensino e de que maneira essa associação pode contribuir para a melhoria do processo de ensinoaprendizagem. O objetivo geral do trabalho foi criar, aplicar e avaliar uma ferramenta pedagógica baseada na obra "Planolândia: um romance de muitas dimensões", de Edwin A. Abbot (1884) para o estudo de conceitos biológicos. As atividades envolveram partes do filme e do livro como ponto de partida para a análise de textos, realização de debates e reflexões apontando conceitos biológicos apresentados pela narrativa. A ferramenta de ensino elaborada consistiu em uma sequência didática, composta por cinco aulas. A hipótese levantada pelo trabalho é de que uma ferramenta didática, que envolve ficção científica, pode auxiliar e contribuir para a aprendizagem de conceitos biológicos. A pesquisa foi realizada com uma turma de trinta e três estudantes do terceiro ano do ensino médio. Estes participaram das atividades propostas pela sequência didática, onde tiveram a oportunidade de exercitar a capacidade de argumentação, criação e trabalho em equipe. O estudo da obra revelou um grande potencial da mesma para o seu uso em aulas de biologia e em áreas como matemáticas, geometria e sociologia. Porém, apesar do conjunto variado de atividades através do qual foi explorado o conteúdo e desenvolvidos os conceitos biológicos chave, foi marcante a baixa participação e efetivo engajamento dos alunos integrantes do estudo nelas. Esta observação levanta alguns questionamentos sobre os atributos necessários no professor e nos estudantes na implementação de metodologias ativas no ensino médio, e do uso da ficção científica como uma forma de abordar o ensino de ciências na escola. Palavras-chave: Ficção científica; Planolândia; Ensino. Abstract: This research sought to understand some of the possible relations between Science Fiction and Education and the way this association may contribute to improve the process of teaching learning. The general aim of the work was to create, apply and evaluate the pedagogical tool based upon the work "Flatland: a romance of many dimensions", by Edwin A. Abbot (1884) for the study of biological concepts. The activities involved parts of the movie and the book as source for the analysis of texts, debates and reflection pointing out the biological concepts of the narrative. The tool of teaching consisted of a didactic sequence, made up of five classes. The hypothesis raised at the work is that a didactic tool, involving science fiction, might assist and contribute to the learning of biological concepts. The search was performed on a class of thirty-three senior students in high school. They participated in the activities proposed in the didactic sequence, where they had the opportunity of working on their ability of arguing, creating and teamwork. The study of the work showed its own potential for using it in the biology classes and for studies of mathematics, geometry and sociology. However, despite the varied set of activities in which the content was explored and the key of biological concepts were developed, it was memorable the low number of participation and effective involvement of the students. This observation promotes some questioning about the attributes needed in the teacher and the students for the implementation of active methodologies in high school, and the use of science fictions as a technique of approaching the teaching of science at school. Keywords: Science fiction; Flatland; Teaching.
Collections
- Dissertações [72]
Itens relacionados
Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.
-
Ensino de inglês pela abordagem comunicativa no 1º e no 2º grau
Sowek, Osvaldo (1987)Resumo : O presente trabalho é uma pesquisa bibliográfica que analisa a abordagem comunicativa, mostrando sua evolução histórica a partir da crítica ao estruturalismo no ensino de línguas estrangeiras, chegando a sugestões ... -
Compreensões e sentidos na reconstrução da docência de professores no cronotopo pandêmico : olhares bakhtinianos
Radvanskei, Sônia de Fátima (2022)Resumo: Esta pesquisa objetiva compreender, a partir das vozes das professoras alfabetizadoras da Rede Municipal de Araucária, a construção da docência alfabetizadora no Cronotopo Pandêmico. Considero, nesse sentido, o ...