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dc.contributor.authorRibeiro, Douglas José da Silvapt_BR
dc.contributor.otherFoppa, Carina Catiana, 1980-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacionalpt_BR
dc.date.accessioned2021-03-15T19:49:25Z
dc.date.available2021-03-15T19:49:25Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/69846
dc.descriptionOrientadora: Prof.a Dra. Carina Catiana Foppapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional. Defesa : Curitiba, 26/10/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Ensino de Biologiapt_BR
dc.description.abstractResumo: As rodovias desempenham um papel importante no desenvolvimento econômico de uma região, pois transportam matérias-primas e produtos, além da própria população que as utilizam para realizar diferentes tarefas no dia a dia. Por outro lado, as rodovias também estão relacionadas a aspectos negativos, causando diversos impactos socioambientais como os acidentes de trânsito, atropelamento de animais silvestres, fragmentação de ecossistemas, entre outros. A Ecologia de Estradas é uma disciplina que surgiu com o intuito de discutir sobre os impactos socioambientais causados pelas rodovias e de buscar soluções para esses impactos. Por ser uma disciplina relativamente nova, a Ecologia de Estradas ainda é pouco conhecida no contexto escolar. O presente trabalho teve como finalidade relacionar a Ecologia de Estradas, Educação Ambiental e o Educar pela Pesquisa nos processos de ensinoaprendizagem do Ensino de Biologia. Para isso buscou-se fazer uma revisão de literatura sobre Ecologia de Estradas e também, através de uma sequência didática, valorizar os conhecimentos prévios dos estudantes de uma turma de 3° ano do ensino médio acerca dos impactos socioambientais causados pela duplicação da rodovia BR-280, localizada na região Norte do estado de Santa Catarina. Na revisão de literatura foram identificados 26 artigos publicados entre os anos de 2010 e 2019, com a maioria das publicações realizadas entre 2014 e 2017, principalmente na região Sudeste do país. Os conteúdos dos artigos foram separados em três temáticas distintas: atropelamentos da fauna silvestre, fragmentação de habitats e medidas de mitigação. Foi observado que poucos estudos faziam correlações entre a Ecologia de Estradas, a Educação Ambiental e o Educar pela Pesquisa. Com relação a sequência didática aplicada em sala de aula, foram desenvolvidas diversas atividades relacionadas a Ecologia de Estradas, os diálogos e textos produzidos pelos estudantes evidenciaram que o envolvimento e o interesse pelas aulas aumentou e o conhecimento foi consolidado. Com base nos resultados obtidos foi desenvolvido um roteiro com sugestões de atividades que possam ser utilizadas por outros professores de biologia para inserir a temática de Ecologia de Estradas em sala de aula. Palavras-chave: Ensino de Biologia. Rodovias. Impactos socioambientais. Educar pela Pesquisa.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Highways play an important role in the economic development of a region, as they transport raw materials and products, in addition to the population itself, which uses them to perform different tasks on a daily basis. On the other hand, highways are also related to negative aspects, causing several socio-environmental impacts such as traffic accidents, wild animals being run over, fragmentation of ecosystems, among others. Road Ecology is a discipline that emerged in order to discuss the socio-environmental impacts caused by highways and to seek solutions to these impacts. As a relatively new discipline, Road Ecology is still little known in the school context. The present work aimed to relate the Ecology of Roads, Environmental Education and Educating through Research in the teaching-learning processes of Biology Teaching. To this end, a review of the literature on Road Ecology was carried out and also, through a didactic sequence, value previous knowledge of students from a 3rd year high school class about the socio-environmental impacts caused by the duplication of the BR- 280, located in the northern region of the state of Santa Catarina. In the literature review, 26 articles published between 2010 and 2019 were identified, with the majority of publications made between 2014 and 2017, mainly in the Southeast region of the country. The contents of the articles were separated into three distinct themes: wild fauna being run over, habitat fragmentation and mitigation measures. It was observed that few studies made correlations between Road Ecology, Environmental Education and Educating through Research. Regarding to the didactic sequence applied in the classroom, several activities related to Road Ecology were developed, the dialogues and texts produced by the students showed that the involvement and interest in the classes increased and the knowledge was consolidated. Based on the results obtained, a script was developed with suggestions for activities that can be used by other biology teachers to insert a theme of Road Ecology in the classroom. Keywords: Biology Teaching. Highways. Social and Environmental Impacts. Educating through Research.pt_BR
dc.format.extent128 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectRodovias - Impactos ambientaispt_BR
dc.subjectEstradaspt_BR
dc.subjectMetodos de ensinopt_BR
dc.titleEcologia de estradas e educação ambiental : um diálogo possível?pt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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