Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBoneti, Marcia Regina Nogochale, 1980-pt_BR
dc.contributor.otherBrito, Gláucia da Silva, 1961-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2021-03-30T19:50:39Z
dc.date.available2021-03-30T19:50:39Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/69578
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Gláucia da Silva Britopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 28/07/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 152-157pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa pauta-se em autores que investigam, no âmbito de uma Sociedade da Informação, do Conhecimento e da Aprendizagem, as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), entre outros, Coutinho e Lisboa (2011), Kenski (2012) e Levy (2018). Alinha-se ao pressuposto de que a cibercultura, ao mesmo tempo em que dinamiza as relações, muda a cultura e nos oferece desafios. Tem como objeto de estudo o cuidado do professor-tutor na prática tutorial para humanizar a relação com o estudante, em um curso de Metodologia da Educação Superior, ofertado na modalidade a distância, aos servidores de uma Instituição Pública de Educação Superior. Busca responder à seguinte questão de pesquisa: Como os professores-tutores de um Curso de Metodologia da Educação Superior a Distância estabeleceram, na sua prática no ambiente virtual de aprendizagem, o cuidado para humanizar a relação com o estudante? O estudo justifica-se e torna-se relevante pela baixa incidência de pesquisas com foco na categoria cuidado para humanizar a relação pedagógica de professores com estudantes do ensino superior em ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Identifica-se com Solon Freire (2014) ao optar por referencial teórico-metodológico que entrelaça a "conscientização dialógica" em Freire (1996), a "complexidade transdisciplinar" em Morin (2005) e o "saber cuidar" em Boff (2012, 2014), autores que tomam o cuidado para a humanização como uma atitude e, a partir desse referencial, alinha-se aos que defendem uma possível aproximação entre o conceito de "habitar a terra" e o momento em que professor-tutor e estudante "habitam o AVA" (SCHERER, 2005, p. 58-61). Esses fundamentos possibilitam atender ao primeiro objetivo específico: elaborar categorias teóricas referentes ao cuidado para humanizar a relação professor-tutor e estudante em ambiente virtual de aprendizagem, categorias estas que se mostraram fundamentais para atender aos objetivos de: identificar como professores-tutores realizam o cuidado para humanizar a relação que acontece entre o professor-tutor e o estudante no período em que ambos habitam a plataforma virtual; e analisar quais procedimentos realizados pela tutoria, quanto ao cuidado, podem ser considerados fatores de humanização para com os estudantes. Por sua natureza essencialmente qualitativa, adota procedimentos metodológicos e instrumentos para a coleta da manifestação dos participantes, além de questionário e entrevista a dois professores-tutores do curso. Da manifestação dos dois professores-tutores, emergiram as seguintes categorias: humildade, reciprocidade e diálogo (acolhimento/ambientação ao AVA); compreensão, consciência e disponibilidade (desenvolvimento do curso); competência, alegria e esperança (interações ao fim do desenvolvimento das atividades), categorias estas que se entende intrinsecamente relacionadas ao percurso: identidade, finalidade e transcendência, presente na literatura consultada. Considera-se ser possível afirmar como resultado desta pesquisa que a relação humanizada por meio das categorias evidenciadas foi possível. Entende-se ser esta uma perspectiva que embora seja situada e não possa ser generalizada, renova a alegria e a esperança de que a educação - seja ela presencial, a distância ou híbrida - pode se fazer humanizada, um caminho de encontros que gerem alternativas, num mundo permeado de desencontros, preconceitos e incertezas. Palavras-chave: Educação a distância, Cuidado, Humanização, Professor-tutor, Ambientes virtuais de aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research is grounded in authors that examines the Digitals Technologies of Information and Communication DTIC (among others, COUTINHO e LISBOA, 2011; KENSKI, 2012, LEVY, 2010), in the spectrum of a Society of Information, knowledge and Apprenticeship. It aligns itself with the assumption that the cyberculture dynamizes the relations and, yet at the same time, changes culture and offers us challenges. It has as it's study objective the care and sensitiveness of the mentorteacher in his practice, to humanize the relationship with the student in a course of Superior Education Methodology, offered in a distance modality, to the servers of a Public Institution of Superior Education. It looks for an answer to the following question: How do the mentor-teachers of a Superior Education Methodology distance course establish - in their practice of virtual learning environment - the care and sensitiveness to humanize the relationship with the student? This study is justified and it becomes relevant because of the low incidence of research with focus on the sensitive care category for the humanization of pedagogic relationship between teachers and students of superior education in a virtual environment. It identifies itself with Solon Freire (2014) when opting for a theoretical methodological referential that entwine the "dialogical consciousness" in Freire (1996), the "transdisciplinary complexity" in Morin (2005) and the "know how to care" in BOFF (2012, 2014), authors that make the care and sensitivity of humanization an attitude, and from this referential, aligns with those who defend a possible proximity between the concept of "inhabit the earth" and the moment when the mentor-teacher and student "inhabit the VLE" (virtual learning environment). These fundamentals enable meeting the first specific objective: to elaborate theoretical categories referring to the sensitivity of humanizing the relations between mentor-teacher and students in a virtual learning environment. Such categories have proven to be fundamentals in meeting the following objectives: identify how the mentor-teachers accomplish the care in humanizing the relations that occurs between the mentor-teacher and the student, where both inhibit a virtual platform, and; to analyze which procedures done by the mentors, referred to the sensitivity and caring, can be considered humanization factors for the students. For it's quantitative nature, methodological procedures and tools were adopted to collect the participants' manifestation, besides a questionnaire and an interview to two mentor-teachers in this course. From their manifestation, the following categories emerged: humbleness, reciprocity and dialog (reception/adaptation to VLE); comprehension, consciousness and availability (course development); competence, joy and hope (interactions at the end of the activities development). Such categories were understood to be intrinsically related to this path: identity, purpose and transcendence - present in the consulted literature. It is considered to be possible to affirm as a result from this research, that the humanized relationship, by means of the evidenced categories, was possible. Although understanding that this is a specific perspective and can't be generalized, it renews the joy and hope that the education - being it present, in distance or hybrid - can be humanized, a path of encounters that generates alternatives, in a world full of discrepancies, prejudice and uncertainties. Keywords: Distance Education, Diligence, Humanization, Mentor-Teacher, Virtual Learning Environment.pt_BR
dc.format.extent200 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEnsino a distância - Professorespt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectProfessores e alunospt_BR
dc.subjectMotivação na educaçãopt_BR
dc.subjectInternet na educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleO professor-tutor na educação a distância : um estudo sobre o cuidado na prática tutorial para humanizar a relação com o estudantept_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples