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dc.contributor.advisorCzajka, Rodrigo, 1976-pt_BR
dc.contributor.authorMilani, Vinícius Tadeu, 1994-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.date.accessioned2021-04-15T21:52:17Z
dc.date.available2021-04-15T21:52:17Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/69566
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Rodrigo Czajkapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Defesa : Curitiba, 03/08/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 90-95pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho surgiu a partir da necessidade de expandir e complementar os estudos que abrangem as relações entre as diferentes áreas da produção cultural, destacando o intenso diálogo estabelecido entre o teatro e a canção nos anos 1960. Nos diferentes campos das ciências humanas, já foram realizadas algumas análises sobre os pontos de contato estabelecidos entre as obras dos diferentes artistas que foram identificadas, historicamente, como Tropicalistas. A partir da bibliografia existente, verificou-se a inexistência de uma análise pormenorizada sobre os processos históricos que desencadearam a emergência dessas produções, bem como as afinidades temáticas existentes entre suas principais obras. Analisando o panorama das obras tropicalistas de José Celso e Caetano Veloso, pinçaremos as encenações de O Rei da Vela (1967), Roda Viva (1968), a apresentação de Alegria, alegria no III Festival de Música Popular Brasileira e o álbum-manifesto Tropicália ou Panis et Circensis (1968) - trabalhando, especificamente, as canções assinadas por Caetano. De um lado, pretendemos analisar como essas obras partilham sentidos, suas afinidades e seus afastamentos em relação às produções nacionais-populares. De outro, buscamos examinar como alguns temas abordados no teatro de José Celso se projetam, em grande medida, na canção de Caetano Veloso. Palavras-chave: Tropicalismo; Nacionalismo; Engajamento.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present work arose from the need to expand and complement the studies that cover the relationships between the different areas of cultural production, highlighting the intense dialogue established between theater and song in the 1960s. In the different fields of the humanities, some analyzes have already been carried out on the points of contact established between the works of different artists who have been identified, historically, as Tropicalists. From the existing bibliography, it was found that there was no detailed analysis on the historical processes that triggered the emergence of these productions, as well as the thematic affinities existing between his main works. Analyzing the panorama of the tropicalist works by José Celso and Caetano Veloso, we will pick out the staging of O Rei da Vela (1967), Roda Viva (1968), the presentation of Alegria, alegria at the III Festival of Brazilian Popular Music and the album Tropicália or Panis et Circensis (1968) - working, specifically, the songs signed by Caetano. On the one hand, we intend to analyze how these works share meanings, their affinities and their distances from national-popular productions. On the other hand, we seek to examine how some themes addressed in José Celso's theater are projected, to a large extent, in Caetano Veloso's song. Keywords: Tropicalism; Nationalism; Engagement.pt_BR
dc.format.extent99 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTropicalismo (Movimento musical)pt_BR
dc.subjectPolitica e culturapt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectTeatro - Brasil - Históriapt_BR
dc.subjectMusica popular - Brasil - Históriapt_BR
dc.subjectNacionalismo e artept_BR
dc.titleEntre o som e a cena : as afinidades tropicalistas na canção de Caetano Veloso e no teatro de José Celso Martinez Corrêa (1966-1968)pt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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