Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCervi, Emerson Urizzi, 1972-pt_BR
dc.contributor.authorNeves, Daniela Silva, 1974-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Ciência Políticapt_BR
dc.date.accessioned2021-08-05T19:47:42Z
dc.date.available2021-08-05T19:47:42Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/69561
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Emerson Urizzi Cervipt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Ciência Política. Defesa : Curitiba, 28/03/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 106-114pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa apresenta uma adaptação do índice de Democratização (ID) de Tatu Vanahnen para medir a democracia eleitoral nos municípios brasileiros a partir da estrutura de comunicação tradicional e digital nas cidades. A análise é feita com dados agregados dos resultados das eleições municipais majoritárias entre os anos de 2008 e 2016 e com dados da Anatei. As hipóteses de pesquisa são: 1) com a diminuição do espaço de comunicação eleitoral promovida pelas modificações das regras, houve redução da democracia eleitoral. E 2) Quanto mais estrutura de comunicação tradicional e digital, maior a associação entre as variáveis comunicacionais e o índice de Democratização. Após a aplicação do ID, associado com as variáveis comunicacionais, percebe-se que é preciso separar os dois indicadores principais da teoria de Vanhanen - competição e participação - para analisar de forma dialógica como a estrutura de comunicação afeta tal democracia eleitoral. Conclui que, no período estudado, com o aumento dos espaços digitais e a diminuição da comunicação eletrônica, a competição nos pleitos municipais aumentou, porém a participação, através do voto, diminuiu. Os canais digitais estão fortalecendo a competição das candidaturas, dando possibilidade de que os candidatos alcancem um número maior de eleitores. Por outro lado, a diminuição na participação nas eleições, mesmo tendo diversas causas, leva a um enfraquecimento da democracia eleitoral. Palavras-chave: dem ocracia eleitoral; eleições locais; com unicação política; propaganda eleitoral.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research presents an adaptation of Tatu Vanhanen's Democratization Index (ID) to measure electoral democracy in Brazilian mayoral elections from the traditional and digital communication structure in cities. The analysis uses data of the majority municipal elections between 2008 and 2016 and with data from Anatel. The research hypotheses are: 1) the reduction of the electoral communication space promoted by the modifications of the rules is decreasing the electoral democracy. And 2) How more traditional and digital communication structure, stronger the association between communication variables and the Democratization Index. After applying the ID, associated with the communicational variables, the two main indicators of Vanhanen's theory - competition and participation - were separated to analyze dialogically how the communication structure affects such electoral democracy. The thesis concludes that, during the period studied, with the increase of digital spaces and the decrease of electronic communication, the competition in municipal elections increased, but the participation, through voting, decreased. Digital channels are strengthening the competition between candidates, but, on the other hand, there is a decrease in participation in the elections, even having several causes, leads to a weakening of the electoral democracy. Keywords: electoral democracy; local elections; political communication; electoral propaganda.pt_BR
dc.format.extent126 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEleições municipais - Brasilpt_BR
dc.subjectComunicação na políticapt_BR
dc.subjectPropaganda politicapt_BR
dc.subjectEleições locaispt_BR
dc.subjectCiência Políticapt_BR
dc.titleEstruturas de comunicação política de campanhas majoritárias municipais associada ao índice de democratização eleitoral no Brasil entre 2008 e 2016pt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples