• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação do campo
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação do campo
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Vida e experiências em tempo e espaço na educação escolar indígena

    Thumbnail
    View/Open
    FERNANDO DOS SANTOS VARGAS.pdf (854.1Kb)
    Date
    2019
    Author
    Vargas, Fernando dos Santos, 1987-
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Educaçao indigena
    Cultura indigena - Estudo e ensino
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Monografia Especialização Digital
    Abstract
    Trata-se de artigo em que o autor/narrador apresenta na forma de ensaio biográfico desde as perspectivas de tempo e espaço vivenciados na comunidade Guarani M'bya Araçaí, localizada em Piraquara (Paraná, Brasil), suas experiências de trabalho com educação escolar indígena. O percurso narrativo perpassa os estudos de graduação, no segundo ano do curso de licenciatura em História, nas Faculdades Integradas "Espírita" em Curitiba, na qual foram lhe apresentados os primeiros fundamentos história do povo indígena Guarani no sudoeste do Paraná. Essa referência temporal está correlacionada ao interesse pela ancestralidade indígena do autor, uma vez que seu avô materno é indígena do sudoeste, região que em que foi criado até os 13 anos de idade. Já estudando e morando em Curitiba teve contato com amigos que o levaram até Piraquara, município da Região Metropolitana de Curitiba, uma paisagem serrana com imensa área de manancial e que forma o berço do grande Rio Iguaçu, o qual percorre quase todo o estado do Paraná com uma rica floresta em Mata Atlântica. Árvores verdes, bosques de Araucárias, as curucacas cantando em suas copas, muitos tico-ticos em meio aos arbustos, o autor narra a emoção ao conhecer a região que fica próxima ao Morro do Canal, ponto turístico da região. No mesmo dia, ao receber o convite de uma colega para ir até a aldeia Guarani, mesmo com um pouco de receio de ser um invasor do território, o autor relata que foi até a casa de reza, onde ao ouvir o canto das crianças Guarani, teve arrepios e a certeza de que "algo dentro de mim pertencia aquele povo". Em pouco tempo fez a inscrição para o Processo Seletivo Simplificado do Paraná (PSS), modalidade de contratação de docentes. No ano seguinte foi chamado para se apresentar na aldeia Araçaí e com muita emoção foi escolhido pela comunidade para trabalhar como professor em Geografia no ano de 2012. "Este foi o começo do grande estudo de minha vida, que é de ser um educador e indigenista, servir aos povos originários da América Latina em especial aos Guarani M'bya. Venho por este trabalho narrar minhas vivências, dificuldades, ensinos e aprendizagens dentro da aldeia Araçaí, na Escola Estadual Indígena M'bya Arandú". Em suas conclusões, o autor apresenta uma síntese do trabalho, cujo filtro de análise se condensa em recomendações e sugestões para a educação escolar indígena.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/69548
    Collections
    • Educação do campo [578]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV