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dc.contributor.authorPiontekievicz, Tiago Andre, 1989-pt_BR
dc.contributor.otherDomareski-Ruiz, Thays Cristina, 1984-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Graduação em Turismopt_BR
dc.date.accessioned2021-02-26T19:42:14Z
dc.date.available2021-02-26T19:42:14Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/69541
dc.descriptionOrientadora : Profa. Dra. Thays Cristina Domareski Ruizpt_BR
dc.descriptionProjeto de Planejamento e Gestão em Turismo II - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Curso de Graduação em Turismopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : As transformações do mundo digital acompanham muito de perto as transformações sociais do mundo físico. Esse processo de evolução da comunicação permitiu o surgimento de inúmeras outras transformações sociais e a evolução de outras. Como não poderia ser diferente, o turismo acompanha essa evolução, a expansão e intensificação da atividade turística no mundo todo levam à necessidade cada vez mais de estudos que possam compreender, analisar e teorizar como isso tudo tem acontecido nos seus mais diversos âmbitos. O conteúdo deste trabalho pode ser entendido como uma tentativa de leitura da evolução das mídias digitais e suas consequências para o turismo na cidade de Curitiba. Diante disso, seu objetivo geral é propor a elaboração de um blog com conteúdo sobre viagens e turismo para a empresa Graciosa Terra, tendo como metodologia principal a aplicação dos 8P's do Marketing (VAZ, 2012) Pesquisa, Planejamento, Produção, Publicação, Promoção, Propagação, Personalização e Precisão, que foram cruzados com o conteúdo de blogs que foram selecionados a partir de dois critérios: possuírem conteúdo sobre Curitiba e não estarem estabelecidos fora da cidade. Essa escolha se justifica devido ao fato de que a promoção de destinos ou atrativos em plataformas como blogs pode ser considerada como uma forma de marketing de conteúdo. Faz-se uma leitura de aspectos ligados à tecnologia, sempre sem perder de vista a relação com o turismo passando pelos temas Internet e sociedade em rede; Internet como ferramenta de marketing; Marketing digital: do 1.0 ao 4.0; e Curitiba como destino turístico. Ao final, a conclusão é que o turismo vai ao encontro das tendências tecnológicas que surgem, mas essa trajetória depende essencialmente do planejamento que é feito para que de fato o turismo possa usufruir dos benefícios da tecnologia. O resultado final da pesquisa, portanto, foi a proposição da elaboração de um blog sobre viagens e turismo para a empresa Graciosa Terra, empresa que atualmente atua como operadora de roteiros de ecoturismo, mas que tem como objetivo se transformar em uma agência de turismo receptivo, oferecendo roteiros de city tour, parques, museus, teatro, bares, entre outros. Essa proposta se concretiza à medida que se admite que os avanços tecnológicos e, consequentemente das mídias sociais, serve para proporcionar oportunidades de novos produtos, mas que também está aí para o aperfeiçoamento de modelos já existentes, mesmo que isso se refira a um nicho específico de determinado tipo de produto, como são os blogs de viagem.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : The transformations of the digital world carefully follow the social transformations of the physical world. This process of evolution of communication allowed the emergence of many other social changes and the evolution of others. As could not be otherwise, tourism follows this evolution; the expansion and intensification of tourism activity worldwide lead to the need for more studies that can understand, analyze and theorize how this has happened in its various areas. The content of this paper can be understood as an attempt to read the evolution of digital media and its consequences for tourism in the city of Curitiba. Given this, its general objective is to propose the elaboration of a blog about travel and tourism for the company Graciosa Terra, having as main methodology the application of the 8P's of Marketing (VAZ, 2012) Research, Planning, Production, Publishing, Promotion, Propagation, Customization and Precision, which were crossed with the content of blogs that were selected based on two criteria: having content about Curitiba and not being established outside the city. This choice is justified because the promotion of destinations or attractions on platforms such as blogs can be considered as a form of content marketing. It is a reading of aspects related to technology, always without losing sight of the relationship with tourism through the themes Internet and network society; Internet as a marketing tool; Digital marketing: from 1.0 to 4.0; and Curitiba as a tourist destination. In the end, the conclusion is that tourism meets the emerging technological trends, but this trajectory mainly depends on the planning that is done so that tourism can enjoy the benefits of technology. The result of the research, therefore, was the proposal to develop a travel and tourism blog for Graciosa Terra, a company that currently operates as an ecotourism tour operator, but aims to become a receptive tourism agency. , offering city tour itineraries, parks, museums, theater, bars, among others. This proposal comes to fruition as it is admitted that technological advances, and consequently, social media, serve to provide opportunities for new products. Still, it is also there to refine existing models, even if it refers to a specific niche of a particular type of product, such as travel blogs.pt_BR
dc.format.extent72 p. : il., color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectComunicações digitaispt_BR
dc.subjectBlogspt_BR
dc.titleMarketing digital : projeto de criação de blog de turismo para a empresa Graciosa Terrapt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


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