Show simple item record

dc.contributor.authorSiqueira, Melvin Douglas Souzapt_BR
dc.contributor.otherSouza, Silvana do Rocio de, 1966-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Graduação em Turismopt_BR
dc.date.accessioned2021-02-26T17:58:19Z
dc.date.available2021-02-26T17:58:19Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/69531
dc.descriptionOrientadora : Profª. Dra. Silvana do Rocio de Souzapt_BR
dc.descriptionProjeto de Planejamento e Gestão em Turismo II - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Curso de Graduação em Turismopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este estudo compreende uma contextualização do turismo cultural e do turismo pedagógico, com destaque ao patrimônio museológico e com ênfase ao Museu Paranaense, na Cidade de Curitiba, pela sua importância histórica e cultural para o Estado do Paraná. Com a hipótese levantada de que a interação das crianças neste museu é insatisfatória, procurou-se perceber se as mídias interpretativas causam diferença na motivação do público infantil nos museus e quais seriam as mídias adequadas para esse público no Museu Paranaense. A partir disto, indica-se como projeto a elaboração de um Plano Interpretativo do Museu Paranaense para o público infantil, de modo a atender as necessidades cognitivas das crianças. Utilizou-se, como metodologia, uma pesquisa bibliográfica e documental fundamentada no fichamento de leituras para a coleta de dados, assim como uma pesquisa de campo, onde empregaram-se formulários, roteiros de observação e uma entrevista semi-estruturada em três museus no Brasil, com suporte ao método comparativo. A partir dos resultados, verificou-se que o Museu Paranaense necessita investir na interatividade infantil para atender melhor às crianças, já que os visitantes entrevistados reconhecem a importância atribuída ao museu, porém não constatam o seu fator lúdico. Estes dados permitiram a concepção do plano interpretativo, que auxiliará aos turistas e moradores locais.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : This study comprises a contextualization of cultural tourism and pedagogical tourism, with attention on museum heritage and with emphasis on the Paranaense Museum, in the city of Curitiba, for its historical and cultural importance for the State of Paraná. With the hypothesis that the interaction of children in this museum is unsatisfactory, it?s possible perceive if interpretive media make a difference in the motivation of children in museums and which would be the appropriate media for this public in the Paranaense Museum. From this, it is indicated as a project to elaborate an Interpretive Plan of the Paranaense Museum for children?s public, in order to meet the cognitive needs of children. Was used, as a methodology, a bibliographic and documentary research based on the record of readings for data collection, as well as a field research, which used forms, observation scripts and a semi-structured interview in three museums in Brazil, with support to the method comparative. From the results, it was found that the Paranaense Museum requires investing in child interactivity to receive better children, as the interviewed visitors recognize an importance attributed to the museum, but do not find its playful factor. These data allow the elaboration of the interpretive plan, which will help tourists and local residents.pt_BR
dc.format.extent122 p. : il., color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTurismo culturalpt_BR
dc.subjectMuseus e escolaspt_BR
dc.subjectPatrimônio culturalpt_BR
dc.titleA criança e o turismo : proposta de interpretação patrimonial do Museu Paranaense, em Curitiba, para o público infantilpt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record