Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBeccari, Marcos, 1987-pt_BR
dc.contributor.authorChromiec, Estevão Lucas Eler, 1982-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.date.accessioned2021-04-20T22:28:25Z
dc.date.available2021-04-20T22:28:25Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/69504
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Marcos Namba Beccaript_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa : Curitiba, 02/03/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.325-332pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa, de caráter teórico, tem como objetivo identificar e analisar criticamente como o formalismo influencia teorias de percepção visual de autores contemporâneos do Design Gráfico. Para isso, adoto uma postura crítica pós-estruturalista e me sustento em autores que já indicaram a existência do viés formalista no design moderno. Essa análise busca identificar em autores contemporâneos como as características formalistas permanecem no discurso das teorias de percepção visual no Design Gráfico. A pesquisa é dividida em quatro etapas. Na primeira, analiso através de exploração bibliográfica de caráter exploratório, os principais sistemas formalistas das artes visuais e do design moderno, a fim de listar como são as características formalistas existentes nesses campos. Ainda nessa etapa, delineio, quais são os princípios teóricos do pós-estruturalismo, as críticas que essa corrente filosófica direcionou aos sistemas formalistas e como essa teoria foi usada nas artes visuais e no design gráfico. A partir dos critérios dessa crítica e das características formalistas listadas, elaboro, na fase seguinte, um instrumento que me auxilie a analisar o discurso dos autores contemporâneos; desses autores, a partir de uma gama de critérios, seleciono quatro obras a serem analisadas na terceira etapa dessa dissertação. Por fim, na quarta e última etapa, apresento os resultados das análises a partir de um texto crítico que responde o objetivo geral desta pesquisa e me concede a oportunidade de apresentar considerações sobre o que implica a permanência do viés formalista no discurso do Design Gráfico contemporâneo. Palavras-chave: Formalismo; Pós-estruturalismo; Design Gráfico; Artes Visuais; Análise de Discurso.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research, which has a theoretical approach, aims to identify and critically analyze how formalist systems influence theories of visual perception in contemporary authors of Graphic Design. For this, a post-structuralist critical analysis is adopted and I take as a base, authors who have already indicated the existence of the formalist bias in modern design. This analysis seeks to identify, in contemporary authors, how this bias remains in the discourse of visual perception theories in Graphic Design. The research has four stages. In the first, I analyze, through bibliographic exploration, the main formalist systems of visual arts and modern design in order to list what are the formalist characteristics. Still at this stage I outline, what are the theoretical principles in the post-structuralism, the criticisms that this philosophical bias directed to the formalist systems and, how this theory was used in the visual arts and graphic design. In the next stage, based on the post-structuralism criteria and the formalist characteristics listed, I develop an instrument to analyse the discourse of contemporary authors. From these authors, based on a range of criteria, I select four works to be analyzed in the third stage of this text. Finally, in the fourth and last stage, I present the results of the analysis in a critical text, which answers the general objective of this research and gives me the opportunity to present considerations on what implies the permanence of the formalistic bias in the contemporary Graphic Design discourse. Keywords: Formalism; Post-structuralism; Graphic Design; Visual Arts; Discourse Analysis.pt_BR
dc.format.extent544 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectArtes gráficaspt_BR
dc.subjectFormalismopt_BR
dc.subjectPós-estruturalismopt_BR
dc.subjectPercepção visualpt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectArte visualpt_BR
dc.titleFormalismo e design gráfico : uma análise crítica sobre as teorias contemporâneas de percepção visual, sob o viés pós-estruturalistapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples