Narrativas que importam : leituras literárias no ensino de gênero e sexualidade nas aulas de sociologia
Resumo
Resumo: Qual é o lugar da literatura no ensino de ciências sociais? O que podemos aprender sobre metodologias de ensino e sobre o próprio estatuto heurístico da literatura com os usos que professoras estão realizando de textos literários em suas aulas de sociologia? Por meio de uma investigação das práticas de ensino que mobilizam narrativas literárias e de percepções docentes acerca de seu valor pedagógico em escolas públicas da Região Metropolitana de Curitiba, no Paraná, proponho uma reflexão a respeito do papel mediador que a narrativa ficcional pode desempenhar no trabalho didático de conteúdos considerados "polêmicos" para o ambiente escolar. Em particular, sugiro reflexões acerca do modo pelo qual a linguagem ficcional pode propiciar performances possíveis para o ensino de gênero e sexualidade em meio a uma realidade marcada por conflitos em torno da chamada "ideologia de gênero". A partir disso, vislumbro nesta investigação algumas reflexões acerca de uma composição criativa entre o campo e a bibliografia especializada na área para dialogar com os emergentes desafios éticos, estéticos, políticos e educacionais de se ensinar ciências sociais no magistério da educação básica. Palavras-chave: educação escolar, ensino de sociologia, leitura literária, gênero e sexualidade, metodologia de ensino. Abstract: What is the place of literature in social science education? What can we learn about teaching methodologies and the heuristic status itself of literature from the uses teachers are making of literary texts in their sociology classes? Through an investigation of teaching practices that mobilize literary narratives and teacher perceptions about their pedagogical value in public schools in the metropolitan region of Curitiba, Paraná, I propose a reflection on the mediator role that the fictional narrative can play in the didactic work of contents considered "controversial" for the school environment. In particular, I suggest reflections on how fictional language can provide possible performances for the teaching of gender and sexuality in the midst of a reality marked by conflicts over the so-called "gender ideology". Therefore, I glimpse in this research some reflections on a creative composition between the field and the specialized literature in the area to dialogue with the emerging ethical, esthetic, political and educational challenges of teaching social science in the schooling. Keywords: schooling, teaching sociology, literary reading, gender and sexuality, teaching methodology.
Collections
- Dissertações [20]