Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOlmo, Francisco Javier Calvo del, 1986-pt_BR
dc.contributor.authorSouza, Sweder, 1991-pt_BR
dc.contributor.otherLagares, Xoán Carlos, 1971-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2021-02-25T18:22:00Z
dc.date.available2021-02-25T18:22:00Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/69497
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Francisco Calvo del Olmopt_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof. Dr. Xoán Carlos Lagarespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 14/02/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 98-102pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Estudos Linguísticospt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho visa analisar a concepção de língua(gem) no componente de Língua Portuguesa (LP) da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para isso, teve como objetivo dar ênfase à análise documental, de viés qualitativo, da BNCC, sob uma perspectiva glotopolítica - entendida como toda e qualquer ação política, social, consciente ou não, sobre a linguagem (GUESPIN; MARCELLESI, 1986; LAGARES, 2018) - , e dialógica/heterodiscursiva (VOLÓCHINOV, 2006 [1979]) da língua(gem), ou seja, a língua(gem) como um recurso, do qual os sujeitos se dispõem para se fazer significar, atuar e agir no mundo. Assim, o foco de análise se deu no componente de LP, sobretudo nas práticas de linguagem (eixos) e nos objetos do conhecimento (conteúdos) - leitura, produção de textos, oralidade e análise linguística/semiótica -, dentro dos campos de atuação designados pelo documento, na parte destinada ao Ensino Fundamental - Anos Finais e ao Ensino Médio. De acordo com os critérios de análise estabelecidos, pôde ser feita uma reflexão teórico-metodológica do ensino de LP no Brasil, compreendendo que a concepção enunciativo-discursiva da língua(gem) não se sustenta nas práticas de linguagem e nos objetos do conhecimento e que a Base ratifica a LP - enquanto Língua Oficial de Estado/Nacional (FARACO, 2008, 2016) e Hipostasiada (BAGNO, 2011, 2019) - e passa a elencar objetos de conhecimento e habilidades essenciais, de forma fragmentada, que devem ser trabalhados em cada ano escolar, atuando, assim, como um agente glotopolítico no ensino-aprendizagem de língua e para a língua. Ainda, que essas discussões possam proporcionar um debate crítico acerca do trabalho reflexivo em cima das questões de língua(gem) e ensino, em vista a uma Educação Linguística, democrática e de acessos (DE MAURO, 2018), e que possam emergir reflexões e problematizações que possibilitem lançar luzes à prática docente e para que os leitores tenham um amplo painel teórico-metodológico de investigação no ensino de LP no século XXI, que aqui entram em embates, confluências e deslocamentos. Palavras-Chave: Base Nacional Comum Curricular. Ensino de Língua Portuguesa. Língua(gem) e Educação. Política(s) Linguística(s). Educação Linguística. Glotopolítica.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present work aims to analyze the concept of language in the Portuguese Language (PL) component of the Base Nacional Comum Curricular (BNCC). To this end, it aimed to emphasize the documentary analysis, from a qualitative point of view, of the BNCC, from a glotopolitical perspective - understood as any political action, social, conscious or not, on language (GUESPIN; MARCELLESI, 1986; LAGARES , 2018) - , and dialogical/heterodiscursive (VOLOCHINOV, 2006 [1979]) of the language, that is, the language as a resource, of which the subjects are willing to make themselves signified, act and act in the world . Thus, the focus of analysis was on the PL component, especially in language practices (axes) and knowledge objects (content) - reading, text production, orality and linguistic/semiotic analysis - , within the fields designated by the document, in the part intended for Elementary Education - Years Finals and High School. According to the established analysis criteria, a theoretical and methodological reflection on the teaching of PL in Brazil could be made, understanding that the enunciative-discursive concept of language is not supported by language practices and knowledge objects and that the Base ratifies the PL - while Official State/National Language (FARACO, 2008, 2016) and Hipostasiada (BAGNO, 2011, 2019) - and starts to list objects of essential knowledge and skills, in a fragmented way, that must be worked on each school year, thus acting as a glotopolitical agent in teaching and learning language and for the language. Still, that these discussions can provide a critical debate about reflective work on issues of language and teaching, with a view to a Linguistic Education, democratic and access (DE MAURO, 2018), and that can reflections and problematizations emerge that make it possible to shed light on teaching practice and so that readers have a broad theoretical and methodological panel of research in the teaching of PL in the 21st century, which here enter into clashes, confluences and displacements. Keywords: Base Nacional Comum Curricular. Teaching of Portuguese Language. Language and Education. Language Policy(ices). Linguistic Education. Glotopolytic.pt_BR
dc.description.abstractRESUMEN: Este trabajo tiene como objetivo analizar el concepto de lengua(je) en los componentes de Lengua Portuguesa (LP) de la Base Nacional Comum Curricular (BNCC) brasilena. Con este fin, pretendemos enfatizar el análisis documental, desde un punto de vista cualitativo, de la BNCC,con una perspectiva glotopolítica, entendida como toda acción política, social, consciente o no, sobre el lenguaje (GUESPIN; MARCELLESI, 1986; LAGARES, 2018), y dialógico/heterodiscursivo (VOLÓCHINOV, 2006 [1979]) dei lenguaje, es decir, la lengua como recurso, con el que los sujetos se hacen significar y actúan en el mundo. Por lo tanto, el enfoque dei análisis se centró en los componentes de LP, especialmente en las prácticas lingüísticas (ejes) y objetos de conocimiento (contenido) - lectura, producción de texto, oralidad y análisis lingüístico/semiótico - , dentro de los campos designados por el documento, en la parte destinada a la Educación Primaria - Anos Finales y Secundários. De acuerdo con los critérios de análisis establecidos, se puede hacer una reflexión teórica y metodológica sobre la ensenanza de LP en Brasil, entendiendo que el concepto enunciativo-discursivo dei lenguaje no es compatible con las prácticas dei lenguaje y los objetos de conocimiento que la Base ratifica en relación con la LP - como lengua oficial estatal/nacional (FARACO, 2008, 2016) e hipostasiada (BAGNO, 2011, 2019). Así, se enumeran los objetos de conocimiento y habilidades esenciales, de manera fragmentada, que deben trabajarse en cada ano escolar, actuando así como un agente glotopolítico en la ensenanza y el aprendizaje de lengua. No obstante, tales discusiones pueden proporcionar un debate crítico sobre el trabajo reflexivo y sobre cuestiones de lenguaje y ensenanza, con miras a una educación lingüística democrática y accesible (DE MAURO, 2018). De todo ello, surgen reflexiones y problematizaciones que arrojan luz a la práctica docente y ofrecen para los lectores un amplio panei teórico y metodológico de investigación dentro de la ensenanza de LP a lo largo dei siglo XXI, que aqui entra en debates y confluencias en trânsito. Palabras Clave: Base Nacional Comum Curricular. Ensenanza de Lengua Portuguesa. Lengua y Educación. Políticas Lingüísticas. Educación Lingüística. Glotopolítica.pt_BR
dc.format.extent102 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectLingua portuguesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLinguagem e educaçãopt_BR
dc.subjectLingua portuguesa - Linguisticapt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.titleUma análise glotopolítica da concepção de língua(gem) no componente de língua portuguesa da Base Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples