• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação do campo
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação do campo
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    C. E. M Cultivando o Saber : significado da conquista e desafios existêntes

    Thumbnail
    View/Open
    JOSIVANIA DE OLIVEIRA CARDOSO.pdf (1.530Mb)
    Date
    2020
    Author
    Cardoso, Josivania de Oliveira
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Invasão de terras
    Socialismo agrário
    Movimento dos sem terra
    Vida rural
    Reforma agraria - Paraná
    Educação rural - Paraná
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Monografia Especialização Digital
    Abstract
    Trata o presente artigo sobre a realidade do Centro Educacional Municipal Cultivando o Saber, uma escola do Campo localizada em um Assentamento da Reforma Agrária no município de Água Doce em Santa Catarina. A história da mesma tem suas raízes na antiga escola da fazenda que ali era estabelecida, ao tempo em que foi reabilitada a partir da luta desde o acampamento. Sua permanência na comunidade é garantida a partir da luta junto à comunidade escolar contra a política de fechamento de escolas do Campo que acontece pela nucleação e/ou com o encaminhamento dos Estudantes às escolas da cidade a partir do discurso de melhoria para a educação. Com a construção da escola via recurso de um Programa do Governo Federal, se realiza a inauguração do novo espaço em 2019. No que trata de registro legal a escola mantém o título de Escola Municipal Lajeado Bonito, e é com base na Educação do Campo (EdoC) que procura-se embasamento teórico interligado a práticas pedagógicas para que se avance nas conquistas desse espaço com a construção de um Projeto Político Pedagógico que atenda às suas especificidades. De modo que, além da permanência da escola no campo, existe uma pedagogia em disputa para que seja possível cumprir com seus objetivos e contribuir com a humanização daqueles que a ela e a EdoC estão envolvidos, os sujeitos camponeses.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/69450
    Collections
    • Educação do campo [577]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV